Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63380
Share on
Title: | Análise das concepções de licenciandos em pedagogia sobre a alfabetização científica e tecnológica: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UFPE |
Authors: | MOREIRA, Gabriela Maria Pereira |
Keywords: | Alfabetização Científica e Tecnológica; Formação de Professor; Ensino de Ciências |
Issue Date: | 28-Mar-2025 |
Citation: | MOREIRA, Gabriela. ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Esta pesquisa analisa as concepções de licenciandos em Pedagogia sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), investigando as contribuições da formação inicial para a promoção dessa alfabetização no ensino de Ciências. A pesquisa, de abordagem mista, utilizou um questionário baseado na Escala Likert para coletar dados de licenciandos de uma instituição pública de ensino superior em Pernambuco. Os resultados obtidos indicam que, embora os futuros docentes reconheçam a importância da ACT, há lacunas na formação inicial quanto à integração entre ciência, tecnologia e a prática docente. Assim, destaca-se a necessidade de metodologias ativas e de maior ênfase na ACT na formação docente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63380 |
Appears in Collections: | TCC - Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCC GABRIELA MARIA PEREIRA MOREIRA AS.pdf | 330,43 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License