Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63380

Share on

Title: Análise das concepções de licenciandos em pedagogia sobre a alfabetização científica e tecnológica: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UFPE
Authors: MOREIRA, Gabriela Maria Pereira
Keywords: Alfabetização Científica e Tecnológica; Formação de Professor; Ensino de Ciências
Issue Date: 28-Mar-2025
Citation: MOREIRA, Gabriela. ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa analisa as concepções de licenciandos em Pedagogia sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), investigando as contribuições da formação inicial para a promoção dessa alfabetização no ensino de Ciências. A pesquisa, de abordagem mista, utilizou um questionário baseado na Escala Likert para coletar dados de licenciandos de uma instituição pública de ensino superior em Pernambuco. Os resultados obtidos indicam que, embora os futuros docentes reconheçam a importância da ACT, há lacunas na formação inicial quanto à integração entre ciência, tecnologia e a prática docente. Assim, destaca-se a necessidade de metodologias ativas e de maior ênfase na ACT na formação docente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63380
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC GABRIELA MARIA PEREIRA MOREIRA AS.pdf330,43 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons