Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63380
Comparte esta pagina
Título : | Análise das concepções de licenciandos em pedagogia sobre a alfabetização científica e tecnológica: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UFPE |
Autor : | MOREIRA, Gabriela Maria Pereira |
Palabras clave : | Alfabetização Científica e Tecnológica; Formação de Professor; Ensino de Ciências |
Fecha de publicación : | 28-mar-2025 |
Citación : | MOREIRA, Gabriela. ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM PEDAGOGIA SOBRE A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA: um estudo de caso na Licenciatura em Pedagogia da UFPE. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso Pedagogia – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | Esta pesquisa analisa as concepções de licenciandos em Pedagogia sobre a Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT), investigando as contribuições da formação inicial para a promoção dessa alfabetização no ensino de Ciências. A pesquisa, de abordagem mista, utilizou um questionário baseado na Escala Likert para coletar dados de licenciandos de uma instituição pública de ensino superior em Pernambuco. Os resultados obtidos indicam que, embora os futuros docentes reconheçam a importância da ACT, há lacunas na formação inicial quanto à integração entre ciência, tecnologia e a prática docente. Assim, destaca-se a necessidade de metodologias ativas e de maior ênfase na ACT na formação docente. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63380 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC GABRIELA MARIA PEREIRA MOREIRA AS.pdf | 330,43 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons