Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63404
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Francisco Kennedy Silva dos | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Vitor José da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-26T22:03:12Z | - |
dc.date.available | 2025-05-26T22:03:12Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-10 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-14 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Vitor José da Silva. O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63404 | - |
dc.description.abstract | A educação inclusiva no Brasil tem avançado com a implementação de políticas públicas, como a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012), que garante direitos educacionais a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, a falta de formação docente e de metodologias adaptadas ainda representa um desafio para a efetiva inclusão desses estudantes, especialmente no ensino de Geografia. Diante disso, este estudo tem como objetivo propor uma metodologia ativa, baseada na gamificação, para o ensino de Geografia a alunos com TEA, visando facilitar a compreensão dos espaços rural e urbano. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e propositiva, com revisão teórica sobre TEA, educação inclusiva e metodologias ativas, seguida da elaboração de um jogo didático, o "Desvendando os Espaços". Os resultados indicam que o jogo, estruturado em etapas de montagem de quebra- cabeças e associação de ícones a cenários, promove a participação ativa, a autonomia e a aprendizagem significativa, alinhando-se às habilidades da BNCC. Conclui-se que a proposta apresenta potencial para contribuir com a educação inclusiva, sugerindo-se sua aplicação em sala de aula e avaliação de resultados práticos em estudos futuros. | pt_BR |
dc.format.extent | 37p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista | pt_BR |
dc.title | O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7868455269531324 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8799647544989939 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Inclusive education in Brazil has advanced with the implementation of public policies, such as the Berenice Piana Law (Law No. 12,764/2012), which guarantees educational rights to people with Autism Spectrum Disorder (ASD). However, the lack of teacher training and adapted methodologies still represents a challenge for the effective inclusion of these students, especially in the teaching of Geography. In view of this, this study aims to propose an active methodology, based on gamification, for teaching Geography to students with ASD, aiming to facilitate the understanding of rural and urban spaces. The methodology consisted of a qualitative, bibliographic and propositional research, with a theoretical review on ASD, inclusive education and active methodologies, followed by the development of a didactic game, "Unveiling Spaces". The results indicate that the game, structured in stages of assembling puzzles and associating icons with scenarios, promotes active participation, autonomy and meaningful learning, aligning itself with the skills of the BNCC. It is concluded that the proposal has the potential to contribute to inclusive education, suggesting its application in the classroom and evaluation of practical results in future studies. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Geografia | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CFCH-DCG) - Departamento de Ciências Geográficas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CFCH-Curso de Geografia (Licenciatura) | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DOC-20250520-WA0062..pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons