Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63404
Share on
Title: | O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA |
Authors: | NASCIMENTO, Vitor José da Silva |
Keywords: | Educação inclusiva; Metodologias ativas; Transtorno do Espectro Autista |
Issue Date: | 10-Apr-2025 |
Citation: | NASCIMENTO, Vitor José da Silva. O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A educação inclusiva no Brasil tem avançado com a implementação de políticas públicas, como a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012), que garante direitos educacionais a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, a falta de formação docente e de metodologias adaptadas ainda representa um desafio para a efetiva inclusão desses estudantes, especialmente no ensino de Geografia. Diante disso, este estudo tem como objetivo propor uma metodologia ativa, baseada na gamificação, para o ensino de Geografia a alunos com TEA, visando facilitar a compreensão dos espaços rural e urbano. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e propositiva, com revisão teórica sobre TEA, educação inclusiva e metodologias ativas, seguida da elaboração de um jogo didático, o "Desvendando os Espaços". Os resultados indicam que o jogo, estruturado em etapas de montagem de quebra- cabeças e associação de ícones a cenários, promove a participação ativa, a autonomia e a aprendizagem significativa, alinhando-se às habilidades da BNCC. Conclui-se que a proposta apresenta potencial para contribuir com a educação inclusiva, sugerindo-se sua aplicação em sala de aula e avaliação de resultados práticos em estudos futuros. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63404 |
Appears in Collections: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DOC-20250520-WA0062..pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License