Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63404

Share on

Title: O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA
Authors: NASCIMENTO, Vitor José da Silva
Keywords: Educação inclusiva; Metodologias ativas; Transtorno do Espectro Autista
Issue Date: 10-Apr-2025
Citation: NASCIMENTO, Vitor José da Silva. O uso de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem de estudantes com TEA. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A educação inclusiva no Brasil tem avançado com a implementação de políticas públicas, como a Lei Berenice Piana (Lei nº 12.764/2012), que garante direitos educacionais a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). No entanto, a falta de formação docente e de metodologias adaptadas ainda representa um desafio para a efetiva inclusão desses estudantes, especialmente no ensino de Geografia. Diante disso, este estudo tem como objetivo propor uma metodologia ativa, baseada na gamificação, para o ensino de Geografia a alunos com TEA, visando facilitar a compreensão dos espaços rural e urbano. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo bibliográfica e propositiva, com revisão teórica sobre TEA, educação inclusiva e metodologias ativas, seguida da elaboração de um jogo didático, o "Desvendando os Espaços". Os resultados indicam que o jogo, estruturado em etapas de montagem de quebra- cabeças e associação de ícones a cenários, promove a participação ativa, a autonomia e a aprendizagem significativa, alinhando-se às habilidades da BNCC. Conclui-se que a proposta apresenta potencial para contribuir com a educação inclusiva, sugerindo-se sua aplicação em sala de aula e avaliação de resultados práticos em estudos futuros.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63404
Appears in Collections:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DOC-20250520-WA0062..pdf1,11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons