Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63413

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARVALHO, Liliane Maria Teixeira Lima de-
dc.contributor.authorFERREIRA, Thatiany Rodrigues-
dc.date.accessioned2025-05-27T12:29:11Z-
dc.date.available2025-05-27T12:29:11Z-
dc.date.issued2025-01-30-
dc.identifier.citationFERREIRA, Thatiany Rodrigues. Letramento estatístico na licenciatura em matemática: interpretação e construção do gráfico box-plot por licenciandos(as). 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63413-
dc.description.abstractO modelo teórico de Letramento Estatístico (LE) proposto por Iddo Gal evidencia habilidades cruciais para uma participação cidadã ativa, crítica e reflexiva, sobretudo em uma sociedade em que a Estatística sustenta decisões baseada em dados, compartilhados por diferentes formas de representação. Os gráficos são representações essenciais utilizadas para sintetizar, organizar e apresentar dados estatísticos, exemplificado pelo box-plot, que incorpora cinco medidas da Estatística descritiva, favorecendo a análise exploratória de dados a partir da identificação e do resumo de dados por essas medidas. Esta pesquisa de mestrado objetivou analisar como os elementos do Letramento Estatístico podem ser mobilizados por licenciandos(as) de Matemática na interpretação e construção do gráfico box-plot. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) reforçou a associação do box-plot no ensino de conteúdos estatísticos específicos como variabilidade, medidas de tendência central e de dispersão. Por outro lado, destacou a escassez de estudos utilizando-o na formação inicial de professores de matemática, revelando a necessidade de mais pesquisas nessa área. A metodologia, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com dez licenciandos(as) em matemática que se encontravam cursando entre o 5° e o 9° período do curso, em uma universidade pública da região do Agreste pernambucano. Eles responderam a um questionário composto por perguntas abertas e fechadas e participaram de cinco encontros no formato de curso de extensão para explorar atividades de interpretação e construção do box-plot na perspectiva do LE. A maioria dos estudantes não conheciam o box- plot e apresentaram dificuldades na sua interpretação na resolução do questionário, sobretudo, na compreensão da relação entre a distribuição dos elementos do gráfico. Os encontros evidenciaram a importância de diferentes estratégias utilizadas para a construção e interpretação do box-plot, tais como: visualização dos dados com o dotplot, construção manual, auxílio do software CODAP, e atividades de interpretação no contexto de dados reais. Os licenciandos não apresentaram dificuldade em construir manualmente o box-plot e essa atividade os auxiliou na compreensão do comportamento do gráfico. O aspecto dinâmico e fluído da sua construção com o auxílio do software disponibilizou mais tempo para o foco em processos de interpretação. As atividades desenvolvidas nos encontros promoveram discussões para além dos conhecimentos estatísticos, e estimularam reflexões sobre aspectos diversificados da sociedade, mobilizando posturas críticas dos licenciandos. A escolha dos contextos de dados reais para a exploração e o estudo do box-plot favoreceram a compreensão do gráfico e as interpretações das situações. A avaliação do curso pelos licenciandos evidenciou potencialidades da metodologia adotada como uma possibilidade de abordagem para processos de ensino desse gráfico. Em conclusão, destacamos a importância da exploração do box-plot em situações baseadas na perspectiva do Letramento Estatístico, para o desenvolvimento de reflexões e posicionamento crítico, bem como para a compreensão do gráfico para além dos dados.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento estatísticopt_BR
dc.subjectGráficos estatísticospt_BR
dc.subjectInterpretação de gráficospt_BR
dc.subjectBox-plotpt_BR
dc.titleLetramento estatístico na licenciatura em matemática : interpretação e construção do gráfico box-plot por licenciandos(as)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coEUGENIO, Robson da Silva-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5379980213889185pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4514107834669536pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThe theoretical model of Statistical Literacy (ST) proposed by Iddo Gal highlights crucial skills for active, critical, and reflective citizen participation, especially in a society which statistics support decisions based on data shared by different forms of representation. Graphs are essential representations used to synthesize, organize and present statistical data, exemplified by the box- plot, which incorporates five measures of descriptive statistics, enabling exploratory data analysis from the identification and summary of data by these measures. This master's research aimed to analyse how undergraduate Mathematics students can mobilize the elements of Statistical Literacy in the interpretation and construction of the box-plot graph. The Systematic Literature Review (SLR) reinforced the association of the box-plot in the teaching of specific statistical content such as variability, measures of central tendency and dispersion. On the other hand, it highlighted the scarcity of studies using it in the initial training of mathematics teachers, revealing the need for more research in this area. The qualitative methodology involved ten undergraduate mathematics students, from the 5th to 9th semesters of the course at a Public University in the Agreste Region of Pernambuco. They answered a questionnaire consisting of open and closed questions and participated in five meetings in the format of an extension course to explore activities of interpretation and construction of the box-plot from the perspective of the LE. Most of the students were unfamiliar with the box-plot and had difficulty interpreting it when answering the questionnaire, especially in understanding the relationship between the length of the graph elements and the density of the data. The meetings highlighted the importance of different strategies used to construct and interpret the box-plot, such as mediation with the dotplot, manual construction, assistance with the CODAP software, and interpretation activities in the context of real data. The undergraduate students had no difficulty in manually constructing the box-plot and this activity helped them understand the behaviour of the graph. The dynamic and fluid aspect of its construction with the help of the software made more time available to focus on interpretation processes. The activities developed in the meetings promoted discussions beyond statistical knowledge and stimulated reflections on diverse aspects of society, mobilizing critical positions among the undergraduate students. The choice of real data contexts for the exploration and study of the box-plot contributed to the understanding of the graph and the interpretations of the situations. The evaluation of the course by the undergraduate students highlighted the potential of the methodology adopted as a possible approach for teaching processes of this graph. In conclusion, we highlight the importance of exploring the box-plot in situations based on the perspective of Statistical Literacy, for the development of reflections and critical positioning, as well as for the understanding of the graph beyond the data.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/9543555510047463pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Thatiany Rodrigues Ferreira.pdf4,93 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons