Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63413
Compartilhe esta página
Título: | Letramento estatístico na licenciatura em matemática : interpretação e construção do gráfico box-plot por licenciandos(as) |
Autor(es): | FERREIRA, Thatiany Rodrigues |
Palavras-chave: | Letramento estatístico; Gráficos estatísticos; Interpretação de gráficos; Box-plot |
Data do documento: | 30-Jan-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | FERREIRA, Thatiany Rodrigues. Letramento estatístico na licenciatura em matemática: interpretação e construção do gráfico box-plot por licenciandos(as). 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | O modelo teórico de Letramento Estatístico (LE) proposto por Iddo Gal evidencia habilidades cruciais para uma participação cidadã ativa, crítica e reflexiva, sobretudo em uma sociedade em que a Estatística sustenta decisões baseada em dados, compartilhados por diferentes formas de representação. Os gráficos são representações essenciais utilizadas para sintetizar, organizar e apresentar dados estatísticos, exemplificado pelo box-plot, que incorpora cinco medidas da Estatística descritiva, favorecendo a análise exploratória de dados a partir da identificação e do resumo de dados por essas medidas. Esta pesquisa de mestrado objetivou analisar como os elementos do Letramento Estatístico podem ser mobilizados por licenciandos(as) de Matemática na interpretação e construção do gráfico box-plot. A Revisão Sistemática da Literatura (RSL) reforçou a associação do box-plot no ensino de conteúdos estatísticos específicos como variabilidade, medidas de tendência central e de dispersão. Por outro lado, destacou a escassez de estudos utilizando-o na formação inicial de professores de matemática, revelando a necessidade de mais pesquisas nessa área. A metodologia, de cunho qualitativo, foi desenvolvida com dez licenciandos(as) em matemática que se encontravam cursando entre o 5° e o 9° período do curso, em uma universidade pública da região do Agreste pernambucano. Eles responderam a um questionário composto por perguntas abertas e fechadas e participaram de cinco encontros no formato de curso de extensão para explorar atividades de interpretação e construção do box-plot na perspectiva do LE. A maioria dos estudantes não conheciam o box- plot e apresentaram dificuldades na sua interpretação na resolução do questionário, sobretudo, na compreensão da relação entre a distribuição dos elementos do gráfico. Os encontros evidenciaram a importância de diferentes estratégias utilizadas para a construção e interpretação do box-plot, tais como: visualização dos dados com o dotplot, construção manual, auxílio do software CODAP, e atividades de interpretação no contexto de dados reais. Os licenciandos não apresentaram dificuldade em construir manualmente o box-plot e essa atividade os auxiliou na compreensão do comportamento do gráfico. O aspecto dinâmico e fluído da sua construção com o auxílio do software disponibilizou mais tempo para o foco em processos de interpretação. As atividades desenvolvidas nos encontros promoveram discussões para além dos conhecimentos estatísticos, e estimularam reflexões sobre aspectos diversificados da sociedade, mobilizando posturas críticas dos licenciandos. A escolha dos contextos de dados reais para a exploração e o estudo do box-plot favoreceram a compreensão do gráfico e as interpretações das situações. A avaliação do curso pelos licenciandos evidenciou potencialidades da metodologia adotada como uma possibilidade de abordagem para processos de ensino desse gráfico. Em conclusão, destacamos a importância da exploração do box-plot em situações baseadas na perspectiva do Letramento Estatístico, para o desenvolvimento de reflexões e posicionamento crítico, bem como para a compreensão do gráfico para além dos dados. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63413 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Thatiany Rodrigues Ferreira.pdf | 4,93 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons