Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63492

Compartilhe esta página

Título: A fixação orçamentária para saúde e educação, no Brasil, afetam negativamente o orçamento da Defesa Nacional? análise do orçamento da Defesa mediante modelo de séries temporais com dados entre 2000 e 2023
Autor(es): COSTA, Júlio Ricardo Rezende da
Palavras-chave: Defesa Nacional; orçamento da Defesa; soberania nacional; Teoria da Escolha Pública; Teoria da Agência
Data do documento: 28-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: COSTA, Júlio Ricardo Rezende da. A fixação orçamentária para saúde e educação, no Brasil, afetam negativamente o orçamento da Defesa Nacional? análise do orçamento da Defesa mediante modelo de séries temporais com dados entre 2000 e 2023. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho faz um comparativo dos orçamentos destinados ao Ministério da Defesa, Educação e Saúde entre os anos de 2000 e 2023, buscando verificar a relação do custo de oportunidade de alocar recursos para áreas sociais em detrimento da Defesa Nacional, posto que existe o papel preponderante das Forças Armadas. Em linhas gerais, trata-se de uma pesquisa quali-quanti, que sob o aspecto quantitativos faz uma análise exploratória de dados, baseado em Estatística Descritiva, além de propor um modelo de regressão linear e outro autorregressivo de ordem 1 para avaliar as relações entre os orçamentos dos ministérios citados. As variáveis de interesse, apresentaram normalidade, de acordo com o teste Kolmogorov- Smirnov, e a série temporal, segundo o teste de Dickey-Fuller aumentado, não apresentou raízes unitárias. A estatística de Durbin-Watson apontou a inexistência de uma autocorrelação positiva. Os dois modelos testados se mostraram significativos e os sinais dos parâmetros foram positivos, afastando a ideia de uma influência negativa dos orçamentos de Saúde e Educação, sobre o orçamento da defesa. O modelo autorregressivo sugere que o orçamento de cada ano toma como parâmetro o ano anterior. Fato que pode ser plenamente explicado pela execução orçamentária.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63492
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Júlio Ricardo Rezende da Costa.pdf818,04 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons