Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63623
Share on
Title: | Inclusão em educação: processos de avaliação em questão |
Authors: | SANTIAGO, Mylene Cristina SANTOS, Mônica Pereira dos MELO, Sandra Cordeiro de |
Keywords: | Formação de professores; Atendimento educacional especializado; Inclusão em práticas de avaliação |
Issue Date: | 2017 |
Citation: | SANTIAGO, Mylene Cristina; SANTOS, Mônica Pereira dos; MELO, Sandra Cordeiro de. Inclusão em educação: processos de avaliação em questão. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, [S.l.], v. 25, n. 96, p. 632-651, 6 fev. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s0104-40362017002500652 |
Abstract: | Este trabalho discute os dados do Observatório Nacional da Educação Especial (Oneesp) no Estado do Rio de Janeiro (Oeerj) no que tange ao processo de avaliação e inclusão em educação. Através de entrevistas coletivas e da participação dos professores no ciclo de formação continuada, foram identificadas três diferentes questões: a primeira se trata do diagnóstico do aluno alvo do atendimento educacional especializado; a segunda se refere às políticas avaliativas de larga escala; e a última se trata das necessárias mudanças multidimensionais nas práticas avaliativas no cotidiano escolar. Indicamos que o processo avaliativo é um importante parâmetro para identificar se as propostas pedagógicas possibilitam condições de aprendizagem e participação para todos os estudantes. |
Description: | Observação: O texto original possui dois conjuntos de notas, sendo eles: notas alfabéticas para a autoria do artigo e notas numéricas para o texto em si. Esses grupos de notas foram mantidos no processo de adaptação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63623 |
Appears in Collections: | Artigo - Ciências Humanas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SANTIAGO. Inclusão em educação. p. 632-651.pdf Restricted Access | 358,96 kB | Adobe PDF | View/Open Item embargoed |
This item is protected by original copyright |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.