Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63630
Comparte esta pagina
Título : | Desenho universal para a aprendizagem como prática pedagógica inclusiva: uma abordagem para estudantes com transtorno do espectro autista |
Autor : | Santos Junior, Múcio Vasconcelos dos Araújo, Maria Julia Peixoto |
Palabras clave : | Desenho Universal para a Aprendizagem; Transtorno do Espectro Autista; Aprendizagem; Inclusão |
Fecha de publicación : | 2-abr-2025 |
Citación : | ARAÚJO, Maria Julia Peixoto de; SANTOS JUNIOR, Múcio Vasconcelos dos. Desenho universal para a aprendizagem como prática pedagógica inclusiva: uma abordagem para estudantes com transtorno do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | A temática do estudante com Transtorno do Espectro Autista quase sempre é entrelaçada com a da inclusão, e ambas são pautas extremamente necessárias, visto que todo percurso histórico revela relações de preconceito que cercearam o direito das pessoas neuro divergentes de ingressarem no ambiente escolar formal. No entanto, atualmente, os avanços acerca da temática da inclusão garantem o direito destes estudantes ingressarem na escola, mas geralmente não existe o mesmo zelo pelo seu direito à aprender, que muitas vezes é negligenciado por causa das suas especificidades. Com isso, assim como existe uma cobrança social acerca de uma aprendizagem significativa para com os estudantes típicos, torna-se necessário também elucidar a importância disso para com os estudantes autistas, para que, além da sua mera presença no ambiente escolar, também existam reflexões sobre a sua relação com o ambiente, e sobretudo com a aprendizagem. Assim, o engrandecimento das discussões acerca do Desenho Universal para Aprendizagem na literatura fortalecem o surgimento dessa prática inovadora como uma possibilidade para uma estratégia pedagógica na sala de aula que contemple todos os estudantes. Portanto, essa pesquisa busca evidenciar as contribuições que existem e relacionam a abordagem do Desenho Universal para a Aprendizagem com os estudantes TEA dentro do ambiente escolar. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica a partir de artigos contidos na base de dados do Scielo e do Google Acadêmico, analisando as produções que abordassem os dois temas na perspectiva escolar entre 2015 e 2024. As pesquisas encontradas fortalecem o discurso de que é possível construir uma prática que possibilite a aprendizagem significativa para estudantes autistas. Sendo assim, percebe-se a prática do DUA como um instrumento positivo e que corrobora para uma prática educativa que contemple todos os estudantes. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63630 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Trabalho de Conclusão de Curso - Maria Julia Peixoto e Múcio Vasconcelos.pdf | 852,07 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons