Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63809

Compartilhe esta página

Título: "Eu sou da Paraíba, é meu esse lugar" - História : currículo, ensino e prática docente no 4º e 5º ano no município de Itaporanga - PB
Autor(es): ARAUJO, Jucivan de
Palavras-chave: Currículo; História da Paraíba; Itaporanga
Data do documento: 21-Fev-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: ARAÚJO, Jucivan de. "Eu sou da Paraíba, é meu esse lugar" - História: currículo, ensino e prática docente no 4º e 5º ano no município de Itaporanga - PB. 2025. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Este trabalho investiga a complexidade do currículo escolar e do ensino de história com enfoque na realidade do estado da Paraíba, Brasil, contextualizando a sua evolução desde abordagens tecnicistas, até as teorias pós-críticas que valorizam a diversidade cultural e social. O currículo é entendido como uma construção cultural, social e política que reflete relações de poder e interesses dominantes, não se limitando apenas a conteúdos a serem ensinados. A justificativa reside na necessidade de compreender como as políticas educacionais, a exemplo da BNCC, moldam o currículo e o ensino, e como a história local pode ser utilizada para promover o engajamento dos alunos e a construção das identidades. A pesquisa também aborda a importância da formação de professores e a relação entre o saber científico e o escolar. A metodologia adotada envolveu a análise documental como a BNCC e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba bem como a revisão bibliográfica de obras sobre currículo, ensino de história e formação de professores. Adicionalmente, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de questionários a professores do ensino fundamental do município de Itaporanga, especificamente do 4o e 5o ano, com o objetivo de analisar as suas práticas e dificuldades no ensino da história da Paraíba. O ensino da história da Paraíba enfrenta a escassez de materiais didáticos e a falta de formação específica de alguns professores. A aplicação de sequências didáticas é apresentada como uma estratégia para melhorar o ensino da história regional e local, permitindo uma abordagem estruturada e contextualizada do conteúdo e onde os alunos conseguem estabelecer uma conexão mais pessoal e significativa com o material, aumentando o engajamento e a motivação. A pesquisa destaca a importância da formação continuada para o ensino de História da Paraíba, a carência de materiais didáticos adequados e o desinteresse dos alunos como principais desafios enfrentados pelos professores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63809
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jucivan de Araujo.pdf2,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons