Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63828
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARAÚBAS, Lúcia Maria | - |
dc.contributor.author | NEVES, Vitória Regina Pedroza | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T17:47:48Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T17:47:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-04 | - |
dc.date.submitted | 2025-06-08 | - |
dc.identifier.citation | NEVES, Vitória Regina Pedroza. Explorando estratégias lúdicas nos anos iniciais: Efeito sobre a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63828 | - |
dc.description.abstract | Este artigo teve como objetivo investigar as estratégias lúdicas adotadas por uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental I no processo de aprendizagem de crianças com autismo. A pesquisa buscou compreender de que maneira essas estratégias podem favorecer o desenvolvimento dos alunos, bem como identificar os principais desafios enfrentados na integração da ludicidade à prática pedagógica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com base em dez observações registradas em diário de campo e em uma entrevista semiestruturada, gravada e posteriormente transcrita. A análise dos dados evidenciou que determinadas estratégias lúdicas apresentam potencial para contribuir com o processo de aprendizagem de crianças com autismo; contudo, sua implementação em sala de aula mostrou-se limitada em razão das dificuldades enfrentadas pela professora. | pt_BR |
dc.format.extent | 25p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.subject | Estratégias Lúdicas | pt_BR |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento Infantil | pt_BR |
dc.title | Explorando estratégias lúdicas nos anos iniciais: efeito sobre a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | https://www.escavador.com/sobre/3748435/lucia-maria-de-andrade-da-silva-caraubas | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CE-DPSIE) - Departamento de Psicologia e Inclusão Educacionais | pt_BR |
dc.degree.graduation | Pedagogia | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Pedagogia |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Explorando estratégias lúdicas - corrigido 02.05.2025.pdf | 199,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Termo_de_Autorizacao_do_ATTENA_assinado (1).pdf | Termo de autorização | 83,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons