Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63828

Share on

Title: Explorando estratégias lúdicas nos anos iniciais: efeito sobre a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Authors: NEVES, Vitória Regina Pedroza
Keywords: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Estratégias Lúdicas; Educação Inclusiva; Desenvolvimento Infantil
Issue Date: 4-Oct-2024
Citation: NEVES, Vitória Regina Pedroza. Explorando estratégias lúdicas nos anos iniciais: Efeito sobre a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este artigo teve como objetivo investigar as estratégias lúdicas adotadas por uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental I no processo de aprendizagem de crianças com autismo. A pesquisa buscou compreender de que maneira essas estratégias podem favorecer o desenvolvimento dos alunos, bem como identificar os principais desafios enfrentados na integração da ludicidade à prática pedagógica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com base em dez observações registradas em diário de campo e em uma entrevista semiestruturada, gravada e posteriormente transcrita. A análise dos dados evidenciou que determinadas estratégias lúdicas apresentam potencial para contribuir com o processo de aprendizagem de crianças com autismo; contudo, sua implementação em sala de aula mostrou-se limitada em razão das dificuldades enfrentadas pela professora.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63828
Appears in Collections:TCC - Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Explorando estratégias lúdicas - corrigido 02.05.2025.pdf199,54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Termo_de_Autorizacao_do_ATTENA_assinado (1).pdfTermo de autorização83,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons