Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63828
Compartilhe esta página
Título: | Explorando estratégias lúdicas nos anos iniciais: efeito sobre a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) |
Autor(es): | NEVES, Vitória Regina Pedroza |
Palavras-chave: | Transtorno do Espectro Autista (TEA); Estratégias Lúdicas; Educação Inclusiva; Desenvolvimento Infantil |
Data do documento: | 4-Out-2024 |
Citação: | NEVES, Vitória Regina Pedroza. Explorando estratégias lúdicas nos anos iniciais: Efeito sobre a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | Este artigo teve como objetivo investigar as estratégias lúdicas adotadas por uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental I no processo de aprendizagem de crianças com autismo. A pesquisa buscou compreender de que maneira essas estratégias podem favorecer o desenvolvimento dos alunos, bem como identificar os principais desafios enfrentados na integração da ludicidade à prática pedagógica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com base em dez observações registradas em diário de campo e em uma entrevista semiestruturada, gravada e posteriormente transcrita. A análise dos dados evidenciou que determinadas estratégias lúdicas apresentam potencial para contribuir com o processo de aprendizagem de crianças com autismo; contudo, sua implementação em sala de aula mostrou-se limitada em razão das dificuldades enfrentadas pela professora. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63828 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Explorando estratégias lúdicas - corrigido 02.05.2025.pdf | 199,54 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
Termo_de_Autorizacao_do_ATTENA_assinado (1).pdf | Termo de autorização | 83,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons