Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63828

Compartilhe esta página

Título: Explorando estratégias lúdicas nos anos iniciais: efeito sobre a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autor(es): NEVES, Vitória Regina Pedroza
Palavras-chave: Transtorno do Espectro Autista (TEA); Estratégias Lúdicas; Educação Inclusiva; Desenvolvimento Infantil
Data do documento: 4-Out-2024
Citação: NEVES, Vitória Regina Pedroza. Explorando estratégias lúdicas nos anos iniciais: Efeito sobre a aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). 2025. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Este artigo teve como objetivo investigar as estratégias lúdicas adotadas por uma professora do 2º ano do Ensino Fundamental I no processo de aprendizagem de crianças com autismo. A pesquisa buscou compreender de que maneira essas estratégias podem favorecer o desenvolvimento dos alunos, bem como identificar os principais desafios enfrentados na integração da ludicidade à prática pedagógica. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, com base em dez observações registradas em diário de campo e em uma entrevista semiestruturada, gravada e posteriormente transcrita. A análise dos dados evidenciou que determinadas estratégias lúdicas apresentam potencial para contribuir com o processo de aprendizagem de crianças com autismo; contudo, sua implementação em sala de aula mostrou-se limitada em razão das dificuldades enfrentadas pela professora.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63828
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Explorando estratégias lúdicas - corrigido 02.05.2025.pdf199,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
Termo_de_Autorizacao_do_ATTENA_assinado (1).pdfTermo de autorização83,73 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons