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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63840
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SILVA, Antônio Israel Carlos da | - |
dc.contributor.author | SOUZA FILHO, Jandson Roberto de | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-17T21:43:37Z | - |
dc.date.available | 2025-06-17T21:43:37Z | - |
dc.date.issued | 2025-04-14 | - |
dc.date.submitted | 2025-05-21 | - |
dc.identifier.citation | SOUZA FILHO, Jandson Roberto de. A política de educação básica no Brasil: projetos educacionais em disputa. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63840 | - |
dc.description.abstract | A presente monografia aborda o desenvolvimento histórico da política de educação básica brasileira, especialmente a partir da constituição Federal de 1988, com objetivo de problematizar, à luz da perspectiva marxista do materialismo histórico-dialético, suas tendências, destacando os distintos interesses de classe em conflito ao longo dessa trajetória. Através de análise bibliográfica e documental de publicações do campo da educação, serviço social, política pública e economia; textos legislativos; dados estatísticos disponibilizados pelo ministério da educação; matérias de jornais e notas públicas de entidades representativas de classe; a pesquisa, de natureza exploratória, parte do resgate dos fundamentos sócio-históricos da educação, particularizando os elementos constitutivos da educação básica brasileira. Desse movimento, entende-se a educação como um campo de disputa entre as classes antagônicas, indissociável do processo de produção e reprodução social, atualmente organizada em uma estrutura escolar dualista. Além de identificar os artigos sobre educação da CF-88 como expressão dos interesses populares, o primeiro capítulo deste trabalho percebe na ascensão e difusão da ideologia neoliberal por organismos internacionais, simultânea ao processo constituinte, uma ameaça à materialização dos desígnios constitucionais. O capítulo três, ao analisar a trajetória de desenvolvimento da política de educação, pós CF-88 (observando das políticas promovidas pelo governo e os números de matrículas no período entre 1996 e 2016), confirma os impactos da ideologia neoliberal, desvirtuando o impulso de expansão do acesso à educação, num primeiro momento, pela abertura do setor da educação à iniciativa privada, depois na abertura do próprio orçamento público à penetrabilidade dos investimentos do capital privado e (complementarmente) na reconfiguração da educação pública para atender as demandas de capacitação baseadas na teoria do capital humano. Já com o objetivo de traçar um panorama de perspectivas futuras para a política, o capítulo quatro investiga as intervenções governamentais a partir da ascensão ao poder da “Nova Direita” (com marco inicial no impeachment de Dilma Rousseff, em 2016), identificando uma radicalização do modelo educacional já anteriormente em construção, além da adoção de uma postura, principalmente, reativa dos movimentos sociais. Com isso, a pesquisa conclui percebendo uma perspectiva de continuidade de um modelo educacional radicalmente submisso aos interesses do capital, bem como a necessidade da articulação e contínua mobilização popular, pelos meios possíveis, para a reversão do atual cenário. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação básica | pt_BR |
dc.subject | Política pública | pt_BR |
dc.subject | Contrarreformas | pt_BR |
dc.subject | Neoliberalismo | pt_BR |
dc.subject | Luta de classes | pt_BR |
dc.title | A Política de educação básica no Brasil: projetos educacionais em disputa | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6441659278480066 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3108597782077617 | pt_BR |
dc.description.abstractx | La actual monografía aborda el desarrollo histórico de la política de educación básica brasileña, especialmente desde la constitución federal de 1988, con el fin de problematizar, a la luz de la perspectiva marxista del materialismo histórico-dialéctico, sus tendencias, destacando los diferentes intereses de clase en conflicto a lo largo de esta trayectoria. A través del análisis bibliográfico y documental de las publicaciones del campo de la educación, el trabajo social, la política pública y la economía; Textos legislativos; datos estadísticos proporcionados por el Ministerio de Educación; periódicos y notas públicas de entidades representativas de clase; la investigación, de naturaleza exploratoria, parte del rescate de los fundamentos sociohistóricos de la educación, particulariza los elementos constitutivos de la educación básica brasileña. De este movimiento, la educación se entiende como un campo de disputa entre las clases antagónicas, inseparables del proceso de producción y reproducción social, actualmente organizado en una estructura escolar dualista. Además de identificar los artículos sobre la educación de la CF-88 como una expresión de los intereses populares, el primer capítulo de este trabajo percibe en el aumento y la difusión de la ideología neoliberal por los organismos internacionales, simultáneamente al proceso constituyente, una amenaza para la materialización de los diseños constitucionales. Capítulo tres, al analizar la trayectoria del desarrollo de la política educativa, después de la CF-88 (Observando las políticas promovidas por el gobierno y el número de inscripciones en el período entre 1996 y 2016), confirma los impactos de la ideología neoliberal, distorsionando el impulso de la expansión del acceso a la educación, primero, a través de la apertura del sector educativo a la iniciativa privada, después, en la apertura del presupuesto público en sí a la penetrabilidad de las inversiones de capital privado y (complementariamente) en la reconfiguración de la educación pública para satisfacer las demandas de capacitación basada en la teoría del capital humano. Con el objetivo de dibujar un panorama de perspectivas futuras para la política, el capítulo cuatro investiga las intervenciones gubernamentales desde el ascenso hasta el poder del "nuevo derecho" (con el hito inicial en la acusación de Dilma Rousseff en 2016), identifica una radicalización del modelo educativo ya antes en construcción, así como de la adopción de una postura, especialmente reactiva de los movimientos sociales. Con esto, la investigación concluye realizando una perspectiva de continuidad de un modelo educativo radicalmente sumiso a los intereses del capital, así como la necesidad de articulación y movilización popular continua por los posibles medios para la reversión del escenario actual. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Sociais Aplicadas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CCSA-DSS) - Departamento de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CCSA-Curso de Serviço Social | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Serviço Social |
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