Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63886

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Antonio Israel Carlos da-
dc.contributor.authorAZEVEDO, Ester Lydia Hellen-
dc.date.accessioned2025-06-18T20:39:10Z-
dc.date.available2025-06-18T20:39:10Z-
dc.date.issued2025-04-16-
dc.date.submitted2025-06-17-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Ester Lydia Hellen. A INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA: produção de conhecimento e perspectivas profissionais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Serviço Social) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63886-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir a inserção do Serviço Social na educação básica pública, a partir da análise das suas produções de conhecimento entre os anos de 2012-2023. Para tratar do tema supracitado é percorrida a trajetória sócio histórica da educação brasileira atrelada às protoformas e ao desenvolvimento do Serviço Social, a partir das contribuições da teoria social crítica marxista. Com a finalidade de pensar como tem sido estabelecida a inserção profissional na política de educação no contexto de avanços do neoliberalismo. De forma metodológica foi utilizada as pesquisas bibliográficas, a partir de autores como Almeida, Frigotto e Saviani entre outros; e documental como resoluções do CFESS, editais de concurso e leis.pt_BR
dc.format.extent92p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectProdução de Conhecimentopt_BR
dc.titleA INSERÇÃO DO SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA: produção de conhecimento e perspectivas profissionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttps://lattes.cnpq.br/2337212982168189pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3108597782077617pt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to discuss the insertion of Social Work in public basic education, based on the analysis of its knowledge production between the years 2012-2023. To address the aforementioned theme, the socio-historical trajectory of Brazilian education linked to the protoforms and development of Social Work is covered, based on the contributions of Marxist critical social theory. The purpose is to think about how the professional insertion in education policy has been established in the context of advances in neoliberalism. Methodologically, bibliographic research was used, based on authors such as Almeida, Frigotto and Saviani among others; and documentary research such as CFESS resolutions, competition notices and laws.pt_BR
dc.subject.cnpqProblemas sociais e serviços sociaispt_BR
dc.degree.departamentCentro de Ciências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.degree.graduationServiço Socialpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcid0009-0007-8925-5737pt_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Serviço Social

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Ester Lydia Hellen Azevedo....pdf1,28 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons