Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63888
Compartilhe esta página
| Título: | Proposta de jogos virtuais para o ensino de História para salas bilíngues de surdos |
| Autor(es): | SILVA, Rodrigo Francisco da |
| Palavras-chave: | Aprendizagem; Kahoot; Libras; Ensino de história; Jogos digitais |
| Data do documento: | 23-Out-2024 |
| Citação: | SILVA, Rodrigo Francisco da. Proposta de jogos virtuais para o ensino de História para salas bilíngues de surdos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
| Abstract: | Este trabalho busca abordar uma proposta pedagógica inovadora para o ensino de História em turmas bilíngues, nas quais a Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a primeira língua e o português escrito é a segunda. A pesquisa parte do problema da tradicional abordagem expositiva nas aulas de história, que frequentemente não promove a adequada apropriação de conceitos históricos pelos alunos surdos, especialmente em termos de engajamento e compreensão. Diante disso, propõe-se o uso de jogos virtuais como uma ferramenta educacional interativa, com a premissa de que eles proporcionam um ambiente mais atrativo e dinâmico para os alunos surdos. Esses jogos, quando bem estruturados e aplicados, têm o potencial de não apenas facilitar a participação ativa dos estudantes, mas também desenvolver habilidades cognitivas essenciais, como a resolução de problemas, o pensamento crítico e o trabalho em equipe. O uso de jogos digitais em salas bilíngues vai além da simples tradução de conteúdos, integrando a Libras e o português de forma que ambos os idiomas sejam valorizados no processo de ensino-aprendizagem. O estudo, portanto, explora como essa ferramenta tecnológica pode ser uma alternativa para superar as barreiras de comunicação e compreensão presentes nas metodologias tradicionais, oferecendo aos estudantes surdos uma oportunidade de aprender história de forma mais significativa e contextualizada. |
| URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63888 |
| Aparece nas coleções: | (TCC) - História (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC Rodrigo Francisco da Silva.pdf | 831,48 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

