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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63934

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Title: Analisando a efetividade do PBL no ensino de programação de software : um estudo qualitativo em uma turma heterogênea
Authors: RIBEIRO, André Luiz Bartholomeu
Keywords: Ensino em Computação; Problem-Based Learning; Programação de Software
Issue Date: 26-Sep-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: RIBEIRO, André Luiz Bartholomeu. Analisando a efetividade do PBL no ensino de programação de software: um estudo qualitativo em uma turma heterogênea. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências da Computação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: Na educação de computação, o ensino de programação de software é visto como um dos principais desafios devido a diversidade de linguagens e paradigmas, além da constante evolução das tecnologias e necessidades do mercado de trabalho. As abordagens ativas de aprendizagem, tais como os modelos baseados em projetos e problemas têm sido utilizados para contornar alguns desses desafios. No entanto, a diversidade de metodologias e formas de adoção destes modelos geram dúvidas quanto à efetividade da abordagem de aprendizagem utilizada, porque os resultados podem variar significativamente conforme o contexto educaci- onal e as habilidades dos estudantes, dificultando a generalização dos benefícios observados. Em cenários onde esta diversidade se estende aos perfis dos alunos, como acontece em turmas heterogêneas, esta perspectiva pode revelar informações importantes para apoiar o professor em suas estratégias de ensino. Assim, este estudo investiga a percepção dos estudantes quanto aos princípios do Aprendizado Baseado em Problemas (no inglês, Problem-Based Learning ou PBL) no ambiente de aprendizagem de programação de software em turmas heterogêneas. O objetivo deste estudo é avaliar como a conformidade com os princípios relacionados aos pro- blemas, ambiente de aprendizagem, capital humano, processos, conteúdo de apoio e modelo de avaliação afeta a efetividade do PBL, considerando a diversidade de conhecimentos, habili- dades e atitudes dos alunos no trabalho em grupo. Para isso, foi realizado um estudo de caso qualitativo em uma turma de programação de software heterogênea, utilizando observação participante, questionários e análise documental. As contribuições potenciais incluem melho- rias práticas do ensino de programação, avanços no entendimento da interação e aprendizado, e a promoção de uma educação mais eficaz e engajadora a partir de abordagens ativas como PBL. Os resultados indicam uma relação positiva entre a implementação da abordagem PBL e o aumento de retenção de conhecimento, habilidades e atitudes. No entanto, foi observado que alguns estudantes enfrentam dificuldades tanto na fase inicial do planejamento quanto na interação com o ambiente durante a resolução de problemas. Espera-se que os resultados auxiliem no estímulo à adoção de estratégias de ensino estimulantes na preparação dos alunos para o mercado de trabalho, em constante evolução na área de computação, contribuindo para uma sociedade digitalmente capacitada.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63934
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Ciência da Computação

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