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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorRIBEIRO, Ernani Nunes-
dc.contributor.authorSILVA, Alex Inácio da-
dc.date.accessioned2025-06-27T19:26:24Z-
dc.date.available2025-06-27T19:26:24Z-
dc.date.issued2024-08-29-
dc.identifier.citationSILVA, Alex Inácio da. A atuação do intérprete de Libras : um estudo sobre o campus, o habitus e os capitais totais nos anos finais do Ensino Fundamental de Ciências. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/63977-
dc.description.abstractA legislação brasileira, a partir dos anos de 2000, instituiu marcos regulatórios, impondo obrigações a toda a sociedade acerca das políticas de inclusão das pessoas com deficiência. A educação de surdos foi uma das áreas a serem contempladas por tais medidas. Para muitos, a inserção do intérprete e tradutor de Libras em sala de aula já garante a acessibilidade determinada pela justiça. Por meio de uma revisão sistemática, percebeu-se que pouco se falava sobre a qualidade desse profissional nesse ambiente escolar, o que revela a problemática desta pesquisa referente à qualidade dessa demanda assistiva na garantia de uma educação inclusiva, não excludente. Por meio dos conceitos do sociólogo Pierre Bourdieu (campus, habitus e capitais totais), analisou-se a atuação do intérprete em salas de aula dos anos finais do Ensino Fundamental, nas aulas de Ciências, com o objetivo de compreender, à luz dos pressupostos bourdieusianos, a interferência que os seus capitais totais fazem no cumprimento das habilidades predispostas pela BNCC para o ensino de Ciências nesses segmentos. Para isso, a pesquisa contou com uma metodologia qualitativa, ao tratar dos aspectos complexos da coleta de dados, os quais foram feitos, primeiramente, por questionário semiestruturado e, posteriormente, por duas etapas de tradução monitorada, aplicando um instrumental que aferiu as tomadas de decisão dos profissionais. Os resultados – que não pretenderam apontar se o intérprete estava errando ou acertando, mas sim compreender as razões trazidas pelo seu repertório sociocultural que estabeleceram suas escolhas – provaram que o domínio linguístico desassociado dos capitais totais é insuficiente para habilitar o intérprete para a sala de aula no ensino de Ciências, e que essa conclusão também pode ser estendida a outras disciplinas.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectIntérprete de Libraspt_BR
dc.subjectConceitos bourdieusianospt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEducação em Ciênciaspt_BR
dc.titleA atuação do intérprete de Libras : um estudo sobre o campus, o habitus e os capitais totais nos anos finais do Ensino Fundamental de Ciênciaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6677939113047375pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5828186266951171pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxSince the year 2000 the Brazilian legislation implemented regulatory marks that obliged Brazil's society to follow inclusive policies regarding handicapped people. The education of non-hearing people has been one of the areas that has benefited from such policies. It is common to think that the sole insertion of Brazilian Sign Language interpreters in the classroom is enough to guarantee accessibility rights ruled by Law. By means of a systematic review, it has been noticed that the quality of these professional interpreters in the school setting was rarely discussed, a problem that this research aims to analyze as far as the quality of such assistive, inclusive demand is concerned. By means of the works of Pierre Bourdieu's concepts such as campus, habitus, and total capitals, this study aimed to analyze the efficiency of interpreters in the final years of Elementary School during Science classes in order to understand interferences that their total capitals cause in terms of building skills required in the Biology framework of BNCC (Brazilian Common Core Curriculum). As a methodology, a quality research was implemented in order to obtain the data. Information was collected via oral interviews firstly, and by semi-structured questionnaire later. Results revealed reasons in the interpreters' sociocultural background that permeate their choice-making processes in the classroom.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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