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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64080
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.author | BATISTA, Rita | - |
dc.contributor.author | BORBA, Rute | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-04T11:47:04Z | - |
dc.date.available | 2025-07-04T11:47:04Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BATISTA, Rita; BORBA, Rute. Compreensões de crianças de anos iniciais sobre independência de eventos. Anais Eletrônicos do Encontro de Combinatória, Estatística e Probabilidade dos Anos Iniciais. Pernambuco, 2016. ENCEPAI. p.1-11 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64080 | - |
dc.description | [Todas as notas de rodapé estão no final do texto] | pt_BR |
dc.description.abstract | A independência de eventos é condição básica e fundamental para a aleatoriedade. A aleatoriedade, por sua vez, é considerada por Bryant e Nunes (2012) como uma das quatro exigências cognitivas para compreensão da probabilidade, além do espaço amostral, da comparação de probabilidades e das correlações. Numa sequência aleatória, os eventos que se sucedem não possuem qualquer relação ou influência sobre os ensaios futuros, nem passados. Cada evento é independente. Crianças, e também adultos, são influenciados pela natureza da relação que eles julgam existir entre dois ou mais eventos. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que investiga noções probabilísticas de crianças do 1º, 3º e 5º anos, cujos dados foram obtidos a partir de uma entrevista clínica, por meio de dois jogos. Os resultados apontaram que a maioria das crianças utilizou o significado intuitivo da probabilidade e que cometeram o erro de recência positiva ou de recência negativa. Vislumbramos que o ensino de probabilidade pode dar-se desde os anos iniciais, a partir de jogos, considerando noções intuitivas que as crianças já possuem e possibilitando discussões que permitam avanços em seus raciocínios probabilísticos. | pt_BR |
dc.format.extent | p.1-11 | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.rights | AcessoRestrito | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Crianças | pt_BR |
dc.subject | independência de eventos | pt_BR |
dc.title | Compreensões de crianças de anos iniciais sobre independência de eventos. | pt_BR |
dc.type | TrechoObra | pt_BR |
dc.contributor.rebeca | BC/UFPE | pt_BR |
dc.description.accessibility | ParcialmenteAcessivel | pt_BR |
dc.issued | 2016 | - |
Aparece en las colecciones: | Capítulos de Livros - Ciências Humanas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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BATISTA. Compreensões de Crianças de Anos iniciais. p.1-11.docx.pdf Acceso restringido | 1,91 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Item embargoed |
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