Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64080

Compartilhe esta página

Título: Compreensões de crianças de anos iniciais sobre independência de eventos.
Autor(es): BATISTA, Rita
BORBA, Rute
Palavras-chave: Crianças; independência de eventos
Data do documento: 2016
Citação: BATISTA, Rita; BORBA, Rute. Compreensões de crianças de anos iniciais sobre independência de eventos. Anais Eletrônicos do Encontro de Combinatória, Estatística e Probabilidade dos Anos Iniciais. Pernambuco, 2016. ENCEPAI. p.1-11
Abstract: A independência de eventos é condição básica e fundamental para a aleatoriedade. A aleatoriedade, por sua vez, é considerada por Bryant e Nunes (2012) como uma das quatro exigências cognitivas para compreensão da probabilidade, além do espaço amostral, da comparação de probabilidades e das correlações. Numa sequência aleatória, os eventos que se sucedem não possuem qualquer relação ou influência sobre os ensaios futuros, nem passados. Cada evento é independente. Crianças, e também adultos, são influenciados pela natureza da relação que eles julgam existir entre dois ou mais eventos. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que investiga noções probabilísticas de crianças do 1º, 3º e 5º anos, cujos dados foram obtidos a partir de uma entrevista clínica, por meio de dois jogos. Os resultados apontaram que a maioria das crianças utilizou o significado intuitivo da probabilidade e que cometeram o erro de recência positiva ou de recência negativa. Vislumbramos que o ensino de probabilidade pode dar-se desde os anos iniciais, a partir de jogos, considerando noções intuitivas que as crianças já possuem e possibilitando discussões que permitam avanços em seus raciocínios probabilísticos.
Descrição: [Todas as notas de rodapé estão no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64080
Aparece nas coleções:Capítulos de Livros - Ciências Humanas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BATISTA. Compreensões de Crianças de Anos iniciais. p.1-11.docx.pdf
  Acesso restrito
1,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Item embargado


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons