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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64080

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Title: Compreensões de crianças de anos iniciais sobre independência de eventos.
Authors: BATISTA, Rita
BORBA, Rute
Keywords: Crianças; independência de eventos
Issue Date: 2016
Citation: BATISTA, Rita; BORBA, Rute. Compreensões de crianças de anos iniciais sobre independência de eventos. Anais Eletrônicos do Encontro de Combinatória, Estatística e Probabilidade dos Anos Iniciais. Pernambuco, 2016. ENCEPAI. p.1-11
Abstract: A independência de eventos é condição básica e fundamental para a aleatoriedade. A aleatoriedade, por sua vez, é considerada por Bryant e Nunes (2012) como uma das quatro exigências cognitivas para compreensão da probabilidade, além do espaço amostral, da comparação de probabilidades e das correlações. Numa sequência aleatória, os eventos que se sucedem não possuem qualquer relação ou influência sobre os ensaios futuros, nem passados. Cada evento é independente. Crianças, e também adultos, são influenciados pela natureza da relação que eles julgam existir entre dois ou mais eventos. O presente artigo é um recorte de uma pesquisa que investiga noções probabilísticas de crianças do 1º, 3º e 5º anos, cujos dados foram obtidos a partir de uma entrevista clínica, por meio de dois jogos. Os resultados apontaram que a maioria das crianças utilizou o significado intuitivo da probabilidade e que cometeram o erro de recência positiva ou de recência negativa. Vislumbramos que o ensino de probabilidade pode dar-se desde os anos iniciais, a partir de jogos, considerando noções intuitivas que as crianças já possuem e possibilitando discussões que permitam avanços em seus raciocínios probabilísticos.
Description: [Todas as notas de rodapé estão no final do texto]
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64080
Appears in Collections:Capítulos de Livros - Ciências Humanas

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