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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64120

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dc.contributor.advisorALMEIDA, Cristiane Maria Galdino de-
dc.contributor.authorCOSTA, Adjair Cavalcante-
dc.date.accessioned2025-07-07T13:53:04Z-
dc.date.available2025-07-07T13:53:04Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.identifier.citationCOSTA, Adjair Cavalcante. Formação docente e identidade profissional: perspectivas de licenciandos em música com ênfase no instrumento musical. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64120-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo geral compreender como se dá a relação entre a formação inicial docente em música, com ênfase na aprendizagem do instrumento musical, e a identidade profissional, a partir da perspectiva dos estudantes. Os objetivos específicos foram identificar como a aprendizagem de um instrumento musical está representada nos documentos oficiais do IFPE-BJ, elencar as motivações de ingresso dos estudantes do curso de licenciatura em Música do IFPE- BJ e analisar como a formação em um curso de licenciatura interfere na relação dos estudantes com sua aprendizagem instrumental. O referencial teórico do trabalho está fundamentado sociologicamente no conceito de identidade profissional, de Dubar (2005). A abordagem qualitativa sugere um estudo que se realizou a partir de entrevistas semiestruturadas e que ocorreu com dez licenciandos, além de uma análise de fonte documental. A partir da análise feita, considerou-se que não está evidente a relação entre a formação docente e a ênfase no instrumento musical ofertada pelo curso. Isso levanta dúvidas, por parte dos licenciandos, se a instituição está falhando em sua aplicabilidade da formação proposta se os ingressantes não possuem uma compreensão plena a respeito de seu real objetivo. A identidade profissional destes licenciandos apresenta-se em constante mudança durante todo o período de formação na Licenciatura em Música. O ensino e a aprendizagem transversalizado a partir do ensino da música popular tem como objetivo promover experiências empíricas de formação, experiências musicais de apresentação e avaliações em instrumento musical durante o período de formação. Estas práticas vividas por estes licenciandos durante o processo de formação docente, os ajudam a reafirmar ou apenas desconsiderar o que era tido como sua identidade profissional antes do ingresso no curso. Por conseguinte, é importante considerar que o contato com os professores das disciplinas mais específicas da formação docente como um todo, guardam estreita relação de mudança com a identidade profissional dos licenciandos.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectHabilitação em instrumentopt_BR
dc.subjectLicenciatura em músicapt_BR
dc.titleFormação docente e identidade profissional : perspectivas de licenciandos em música com ênfase no instrumento musicalpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCOUTO, Ana Carolina Nunes do-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2654245092327041pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7567236180576595pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Músicapt_BR
dc.description.abstractxThe general aim of this study was to understand the relationship between initial teacher training in music, with an emphasis on learning a musical instrument, and professional identity, from the students' perspective. The specific objectives were to identify how the learning of a musical instrument is represented in the official documents of the IFPE-BJ, to list the motivations for students to enter the music degree course at the IFPE-BJ, and to analyze how training in a degree course interferes with the students' relationship with their instrumental learning. The work's theoretical framework is based sociologically on Dubar's (2005) concept of professional identity. The qualitative approach suggests a study based on semi-structured interviews with ten undergraduates, as well as an analysis of documentary sources. The analysis showed that the relationship between teacher training and the emphasis on musical instruments offered by the course is not clear. This raises doubts on the part of the undergraduates as to whether the institution is failing in its applicability of the proposed training if the entrants do not have a full understanding of its real objective. The professional identity of these undergraduates is constantly changing throughout their music degree. Teaching and learning based on the teaching of popular music aims to promote empirical training experiences, musical performance experiences, and musical instrument evaluations during the training period. These practices experienced by these undergraduates during the teacher training process help them to reaffirm or just disregard what was seen as their professional identity before entering the course. It is therefore important to consider that contact with the teachers of the more specific subjects of teacher training as a whole, have a close relationship of change with the professional identity of the students.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1207366985465257pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Música

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