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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64120
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Título: | Formação docente e identidade profissional : perspectivas de licenciandos em música com ênfase no instrumento musical |
Autor(es): | COSTA, Adjair Cavalcante |
Palavras-chave: | Formação docente; Habilitação em instrumento; Licenciatura em música |
Data do documento: | 16-Dez-2024 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | COSTA, Adjair Cavalcante. Formação docente e identidade profissional: perspectivas de licenciandos em música com ênfase no instrumento musical. 2024. Dissertação (Mestrado em Música) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Abstract: | O presente trabalho teve como objetivo geral compreender como se dá a relação entre a formação inicial docente em música, com ênfase na aprendizagem do instrumento musical, e a identidade profissional, a partir da perspectiva dos estudantes. Os objetivos específicos foram identificar como a aprendizagem de um instrumento musical está representada nos documentos oficiais do IFPE-BJ, elencar as motivações de ingresso dos estudantes do curso de licenciatura em Música do IFPE- BJ e analisar como a formação em um curso de licenciatura interfere na relação dos estudantes com sua aprendizagem instrumental. O referencial teórico do trabalho está fundamentado sociologicamente no conceito de identidade profissional, de Dubar (2005). A abordagem qualitativa sugere um estudo que se realizou a partir de entrevistas semiestruturadas e que ocorreu com dez licenciandos, além de uma análise de fonte documental. A partir da análise feita, considerou-se que não está evidente a relação entre a formação docente e a ênfase no instrumento musical ofertada pelo curso. Isso levanta dúvidas, por parte dos licenciandos, se a instituição está falhando em sua aplicabilidade da formação proposta se os ingressantes não possuem uma compreensão plena a respeito de seu real objetivo. A identidade profissional destes licenciandos apresenta-se em constante mudança durante todo o período de formação na Licenciatura em Música. O ensino e a aprendizagem transversalizado a partir do ensino da música popular tem como objetivo promover experiências empíricas de formação, experiências musicais de apresentação e avaliações em instrumento musical durante o período de formação. Estas práticas vividas por estes licenciandos durante o processo de formação docente, os ajudam a reafirmar ou apenas desconsiderar o que era tido como sua identidade profissional antes do ingresso no curso. Por conseguinte, é importante considerar que o contato com os professores das disciplinas mais específicas da formação docente como um todo, guardam estreita relação de mudança com a identidade profissional dos licenciandos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64120 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Música |
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