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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64194
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Título : | Alfabetização, heterogeneidade de conhecimentos e ensino remoto na pandemia do covid-19 : desafios docentes no 1o ano do ensino fundamental |
Autor : | BARROS, Maria Izabella Vasconcelos Gamo de |
Palabras clave : | Alfabetização; Heterogeneidade; Pandemia |
Fecha de publicación : | 21-may-2024 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | BARROS, Maria Izabella Vasconcelos Gamo de. Alfabetização, heterogeneidade de conhecimentos e ensino remoto na pandemia do covid-19 : desafios docentes no 1o ano do ensino fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024. |
Resumen : | A heterogeneidade de conhecimentos, comum a todas as salas de aula e que se constitui como fonte de preocupação de muitos professores, revestiu-se de especificidades durante o tempo em que vivemos o afastamento físico das escolas, em decorrência da pandemia causada pelo Sars- CoV 2. Os acontecimentos dos anos de 2020 a 2022 serviram como pano de fundo da investigação, um vez que professores e estudantes da educação básica protagonizaram a experiência do ensino remoto emergencial. Este modelo de escola, em algumas instituições vivenciado inicialmente de forma inteiramente remota e posteriormente de modo híbrido – remoto/presencial, e em outras instituições, desde o início, de modo híbrido, nunca havia sido vivenciado no Brasil com crianças e adolescentes. Nesse cenário, em relação à alfabetização, identificou-se que as demandas individuais das crianças quanto ao processo de aprendizagem da leitura e da escrita, incluindo-se apropriação do SEA, fora dificultada em função da distância física entre professores e crianças. Para analisar as estratégias utilizadas para promover o ensino neste contexto, buscou-se, nesta investigação, mobilizar conceitos diretamente ligados à alfabetização, à heterogeneidade de conhecimentos e ao ensino remoto. Como procedimentos metodológicos foram realizadas entrevistas com gestoras, professoras, familiares e crianças, buscando compreender o atendimento a heterogeneidade de conhecimentos durante processo de alfabetização vivenciado no período pandêmico de 2020 a 2022. As observações das aulas presencial e remota, assim como a análise de materiais disponibilizados pelas escolas pública e privada foram fundamentais para o entendimento de todo esse momento singular. Através da análise de dados produzidos por métodos qualitativos e quantitativos, a pesquisa buscou atender aos objetivos disposto, proporcionando uma visão mais completa e complexa do fenômeno analisado. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64194 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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