Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64415

Compartilhe esta página

Título: Narrativas de agricultores familiares sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências para a saúde no contexto sociopolítico da pandemia de Covid-19
Autor(es): SANTOS, Mylena Félix dos
Palavras-chave: Trabalhadores rurais; Agrotóxicos; covid-19
Data do documento: 12-Jan-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Mylena Félix dos. Narrativas de agricultores familiares sobre o uso de agrotóxicos e suas consequências para a saúde no contexto sociopolítico da pandemia de Covid-19. 2024. Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O objetivo deste estudo foi analisar a experiência de agricultores familiares de assentamentos rurais sobre o uso de agrotóxicos e o processo saúde-doença autorreferido por eles durante o contexto sociopolítico da pandemia de Covid-19. Foram realizadas entrevistas de história oral temática com nove agricultores familiares, correspondendo às lideranças dos assentamentos rurais de Amaraji, Pernambuco, Brasil, visto que estão à frente dos assentamentos desde sua formação e representam os locais a serem estudados. Para a coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semiestruturada através de um roteiro norteador com eixos centrais que versam sobre a apresentação geral, vida laboral, e uso de agrotóxicos no contexto sociopolítico da pandemia de Covid-19. Os dados foram analisados segundo a análise temática de conteúdo, de Bardin e Minayo. Evidenciou-se que os agricultores possuem orgulho e felicidade do trabalho que desempenham apesar das inúmeras dificuldades que enfrentam. O estudo demonstrou que a masculinidade influencia na aplicação dos agrotóxicos tendo em vista a proteção das familiares do gênero feminino e a abdicação da saúde dos agricultores para protegê-las. Os resultados indicam os impactos do modelo químico-dependente no trabalho e no processo saúde-doença dos assentados, destacando-se principalmente as repercussões agudas que são mais facilmente visualizadas. Além disso, a pesquisa aponta dificuldades encontradas pelos agricultores para o cultivo e comercialização dos alimentos devido à ausência de incentivos, insumos e orientações no período sociopolítico da pandemia de Covid-19.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64415
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Mylena Félix dos Santos.pdf1,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons