Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64528
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BOTLER, Alice Miriam Happ | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Julyana Nascimento de | - |
dc.date.accessioned | 2025-07-21T12:34:56Z | - |
dc.date.available | 2025-07-21T12:34:56Z | - |
dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
dc.identifier.citation | ANDRADE, Julyana Nascimento de. Gestão escolar e normatização de condutas como controle, governo e violência dos corpos femininos. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64528 | - |
dc.description.abstract | A escola se constitui em uma das primeiras redes sociais de crianças e adolescentes, onde se deparam com pessoas, hábitos e formas de se relacionar correspondentes ou não com as observadas no seio familiar, podendo gerar conflitos relacionais em decorrência dessas diferenças. É também na escola onde se aprende as normas de convivência de uma sociedade específica, visto que é um espelho da sociedade na qual está inserida. Estas considerações suscitam diversos questionamentos, mas elencamos como questão central da presente pesquisa a seguinte: como a normatização de condutas com vistas a combater a indisciplina escolar contribui para a formação de um caráter de controle e disciplina sobre o corpo feminino, em uma escola da rede municipal de Riacho das Almas-PE? Com o objetivo geral de analisar como a normatização de condutas em uma escola da rede municipal de ensino se caracteriza como controle, governo e violência dos corpos femininos, desenvolveu-se uma pesquisa que investiga a micropolítica escolar de um município do interior de Pernambuco, via estudo de caso em uma escola pública de ensino fundamental, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com ex-funcionários e ex-alunos da escola estudada, sobre os quais trabalhou- se na perspectiva da Análise de Conteúdo. Tomou-se como categorias de análise: docilização e controle dos corpos; normas escolares; violências e indisciplinas; gênero e gestão escolar. Os resultados revelam que os agentes escolares confundem violências e indisciplinas e, na tentativa de evitá-las, acabam por normatizar os corpos dos estudantes, sendo as meninas as mais atingidas no processo. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Violência | pt_BR |
dc.subject | Corpos femininos | pt_BR |
dc.title | Gestão escolar e normatização de condutas como controle, governo e violência dos corpos femininos | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4498000889626512 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9284144427264959 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | School is one of the first social networks for children and adolescents, where they encounter people, habits and ways of relating that may or may not be the same as those they see in the family, which can lead to relational conflicts as a result of these differences. It is also at school that they learn the rules of coexistence of a specific society, since it is a mirror of the society in which it is inserted. These considerations raise a number of questions, but we have chosen the following as the central question of this research: how does the standardization of conduct with a view to combating school indiscipline contribute to the impression of control and discipline over the female body in the municipal school system of Riacho das Almas-PE? With the general objective of analyzing how the standardization of conduct in a municipal school is characterized as control, government and violence of female bodies, a study was carried out that investigates the school micro-politics of a municipality in the interior of Pernambuco, through a case study in a public elementary school, whose data was collected through semi-structured interviews with former employees and former students of the school studied, on which we worked from the perspective of Content Analysis. The categories used for analysis were: docilization and control of bodies; school norms; violence and indiscipline; gender and school management. The results show that school agents confuse violence and indiscipline and, in an attempt to avoid them, end up normalizing students' bodies, with girls being the most affected in the process. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Julyana Nascimento de Andrade.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons