Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64528

Share on

Title: Gestão escolar e normatização de condutas como controle, governo e violência dos corpos femininos
Authors: ANDRADE, Julyana Nascimento de
Keywords: Educação; Violência; Corpos femininos
Issue Date: 15-May-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ANDRADE, Julyana Nascimento de. Gestão escolar e normatização de condutas como controle, governo e violência dos corpos femininos. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A escola se constitui em uma das primeiras redes sociais de crianças e adolescentes, onde se deparam com pessoas, hábitos e formas de se relacionar correspondentes ou não com as observadas no seio familiar, podendo gerar conflitos relacionais em decorrência dessas diferenças. É também na escola onde se aprende as normas de convivência de uma sociedade específica, visto que é um espelho da sociedade na qual está inserida. Estas considerações suscitam diversos questionamentos, mas elencamos como questão central da presente pesquisa a seguinte: como a normatização de condutas com vistas a combater a indisciplina escolar contribui para a formação de um caráter de controle e disciplina sobre o corpo feminino, em uma escola da rede municipal de Riacho das Almas-PE? Com o objetivo geral de analisar como a normatização de condutas em uma escola da rede municipal de ensino se caracteriza como controle, governo e violência dos corpos femininos, desenvolveu-se uma pesquisa que investiga a micropolítica escolar de um município do interior de Pernambuco, via estudo de caso em uma escola pública de ensino fundamental, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com ex-funcionários e ex-alunos da escola estudada, sobre os quais trabalhou- se na perspectiva da Análise de Conteúdo. Tomou-se como categorias de análise: docilização e controle dos corpos; normas escolares; violências e indisciplinas; gênero e gestão escolar. Os resultados revelam que os agentes escolares confundem violências e indisciplinas e, na tentativa de evitá-las, acabam por normatizar os corpos dos estudantes, sendo as meninas as mais atingidas no processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64528
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Julyana Nascimento de Andrade.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons