Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64528
Comparte esta pagina
Título : | Gestão escolar e normatização de condutas como controle, governo e violência dos corpos femininos |
Autor : | ANDRADE, Julyana Nascimento de |
Palabras clave : | Educação; Violência; Corpos femininos |
Fecha de publicación : | 15-may-2025 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | ANDRADE, Julyana Nascimento de. Gestão escolar e normatização de condutas como controle, governo e violência dos corpos femininos. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Resumen : | A escola se constitui em uma das primeiras redes sociais de crianças e adolescentes, onde se deparam com pessoas, hábitos e formas de se relacionar correspondentes ou não com as observadas no seio familiar, podendo gerar conflitos relacionais em decorrência dessas diferenças. É também na escola onde se aprende as normas de convivência de uma sociedade específica, visto que é um espelho da sociedade na qual está inserida. Estas considerações suscitam diversos questionamentos, mas elencamos como questão central da presente pesquisa a seguinte: como a normatização de condutas com vistas a combater a indisciplina escolar contribui para a formação de um caráter de controle e disciplina sobre o corpo feminino, em uma escola da rede municipal de Riacho das Almas-PE? Com o objetivo geral de analisar como a normatização de condutas em uma escola da rede municipal de ensino se caracteriza como controle, governo e violência dos corpos femininos, desenvolveu-se uma pesquisa que investiga a micropolítica escolar de um município do interior de Pernambuco, via estudo de caso em uma escola pública de ensino fundamental, cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com ex-funcionários e ex-alunos da escola estudada, sobre os quais trabalhou- se na perspectiva da Análise de Conteúdo. Tomou-se como categorias de análise: docilização e controle dos corpos; normas escolares; violências e indisciplinas; gênero e gestão escolar. Os resultados revelam que os agentes escolares confundem violências e indisciplinas e, na tentativa de evitá-las, acabam por normatizar os corpos dos estudantes, sendo as meninas as mais atingidas no processo. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64528 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Julyana Nascimento de Andrade.pdf | 1,24 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons