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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64554

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Título: A linguagem probabilística na educação infantil por meio de um itinerário de ensino com crianças de 4 a 6 anos
Autor(es): SANTOS, Aldeci Pereira dos
Palavras-chave: Probabilidade; Literatura infantil; Aleatoriedade; Itinerário de ensino; Educação estatística
Data do documento: 17-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SANTOS, Aldeci Pereira dos. A linguagem probabilística na educação infantil por meio de um itinerário de ensino com crianças de 4 a 6 anos. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A exploração da linguagem probabilística na Educação Infantil é importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Este tema foi escolhido devido à necessidade de mais estudos na área, especialmente considerando a importância dessa etapa inicial da Educação Básica. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as ideias intuitivas de Probabilidade que emergem a partir de um Itinerário de Ensino envolvendo a exploração da linguagem probabilística com crianças de 4 a 6 ano da Educação Infantil. Especificamente, busca-se: Explorar ideias intuitivas que emergem sobre aleatoriedade e Probabilidade a partir de situações de ensino com crianças de 4 a 6 anos; identificar os termos utilizados pelas crianças de 4 a 6 anos ao apresentar ideias probabilísticas; e analisar como as crianças compreendem os significados dos termos probabilísticos ao interpretarem diferentes eventos em situações de ensino que envolve materiais manipuláveis e experimentações. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada em duas turmas da Educação Infantil – uma com crianças de 4 a 5 anos (20 participantes) e outra com crianças de 5 a 6 anos (15 participantes) – em um centro de Educação Infantil no município de Camaragibe/PE. Para alcançar os objetivos propostos, foi desenvolvido um Itinerário de Ensino composto por quatro tarefas que exploraram a linguagem probabilística (certo, possível, impossível e provável), além de conceitos como números, quantidades, comparação e avaliação probabilística. Os resultados indicam que as crianças desenvolvem concepções próprias sobre Probabilidade, utilizando uma linguagem baseada em suas experiências, evidenciando conhecimentos informais que podem ser explorados intuitivamente. As crianças associam a impossibilidade à ausência de algo, a possibilidade à presença de algo e a certeza às informações fornecidas. A identificação de eventos com maior Probabilidade foi feita por meio da comparação mais/menos. Na Educação Infantil, a maioria dos termos utilizados ainda pertence à categoria de expressões comuns, abrangendo tanto o contexto matemático quanto o cotidiano. Sugere-se que estudos futuros incluam tarefas que explorem outras representações da Probabilidade, como a linguagem numérica, tabular e gráfica, de forma gradual, que incorporem outros termos no vocabulário das crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64554
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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