Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64580

Compartilhe esta página

Título: A emoção dos números: o valor experiencial de um painel de gestão em um laboratório industrial.
Autor(es): SILVA, Maria Luciana Samara de Barros
Palavras-chave: Gestão da informação; Experiência dos funcionários; Painel; Tecnologia; Mapeamento do valor experiencial
Data do documento: 7-Jul-2025
Citação: BARROS SILVA, Maria Luciana Samara de. A emoção dos números: o valor experiencial de um painel de gestão em um laboratório industrial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Abstract: A gestão da informação possui um papel fundamental dentro das organizações, principalmente no que diz respeito ao ambiente industrial, visto que o quantitativo de dados gerados, assim como a urgência em tomar decisões rápidas exigem ferramentas eficientes. Dentro do contexto industrial, o uso da tecnologia, como dashboards em formato de painéis, tem se mostrado como uma importante estratégia para auxiliar na tomada de decisões devido a transparência apresentada através da organização dos dados. Entretanto, a experiência do usuário com essas tecnologias nem sempre são consideradas. Com isso, o presente estudo tem o objetivo de investigar a percepção dos funcionários de uma indústria com o uso de um painel de gestão da informação realizado para centralizar os resultados das análises realizadas por um laboratório industrial. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa, com uso do mapeamento do valor experiencial (MVE) que é uma metodologia desenvolvida por Cavalcanti (2024), adaptada aqui para o contexto dos funcionários. O MVE foi estruturado a partir de entrevistas com seis funcionários da organização, explorando aspectos positivos e negativos da experiência dos usuários com o painel. Sobre os resultados positivos, o estudo encontrou velocidade no acesso dos dados, centralização das informações, facilidade no uso e melhoria na tomada de decisões. Quanto aos aspectos negativos, foram destacados maior divulgação do painel e superação de dificuldades no uso. Além disso, as reações experienciais variaram entre satisfação, orgulho, nervosismo e frustração. E por fim, a pesquisa contribuiu dentro da gestão da informação enfatizando a importância de considerar a experiência dos usuários durante o desenvolvimento de tecnologias, destacando a criação de ferramentas intuitivas e alinhadas com a necessidade dos funcionários.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64580
Aparece nas coleções:TCC - Administração - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Maria Luciana Samara de Barros Silva.pdf625,78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons