Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64580

Comparte esta pagina

Título : A emoção dos números: o valor experiencial de um painel de gestão em um laboratório industrial.
Autor : SILVA, Maria Luciana Samara de Barros
Palabras clave : Gestão da informação; Experiência dos funcionários; Painel; Tecnologia; Mapeamento do valor experiencial
Fecha de publicación : 7-jul-2025
Citación : BARROS SILVA, Maria Luciana Samara de. A emoção dos números: o valor experiencial de um painel de gestão em um laboratório industrial. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.
Resumen : A gestão da informação possui um papel fundamental dentro das organizações, principalmente no que diz respeito ao ambiente industrial, visto que o quantitativo de dados gerados, assim como a urgência em tomar decisões rápidas exigem ferramentas eficientes. Dentro do contexto industrial, o uso da tecnologia, como dashboards em formato de painéis, tem se mostrado como uma importante estratégia para auxiliar na tomada de decisões devido a transparência apresentada através da organização dos dados. Entretanto, a experiência do usuário com essas tecnologias nem sempre são consideradas. Com isso, o presente estudo tem o objetivo de investigar a percepção dos funcionários de uma indústria com o uso de um painel de gestão da informação realizado para centralizar os resultados das análises realizadas por um laboratório industrial. A metodologia adotada foi uma abordagem qualitativa, com uso do mapeamento do valor experiencial (MVE) que é uma metodologia desenvolvida por Cavalcanti (2024), adaptada aqui para o contexto dos funcionários. O MVE foi estruturado a partir de entrevistas com seis funcionários da organização, explorando aspectos positivos e negativos da experiência dos usuários com o painel. Sobre os resultados positivos, o estudo encontrou velocidade no acesso dos dados, centralização das informações, facilidade no uso e melhoria na tomada de decisões. Quanto aos aspectos negativos, foram destacados maior divulgação do painel e superação de dificuldades no uso. Além disso, as reações experienciais variaram entre satisfação, orgulho, nervosismo e frustração. E por fim, a pesquisa contribuiu dentro da gestão da informação enfatizando a importância de considerar a experiência dos usuários durante o desenvolvimento de tecnologias, destacando a criação de ferramentas intuitivas e alinhadas com a necessidade dos funcionários.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64580
Aparece en las colecciones: TCC - Administração - Bacharelado

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC Maria Luciana Samara de Barros Silva.pdf625,78 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons