Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64678

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFREITAS, Érika Maria Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Jacqueline Ferreira dos-
dc.date.accessioned2025-07-24T12:04:58Z-
dc.date.available2025-07-24T12:04:58Z-
dc.date.issued2025-03-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Jacqueline Ferreira dos. Fecundação humana: proposta de sequência de Ensino Por Investigação (SEI) para auxiliar docentes do Ensino Médio. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64678-
dc.description.abstractO ensino da Biologia é constituído por particularidades e ramos que abrem a visão do alunado para um mundo repleto de curiosidades a respeito de um universo tanto macroscópico quanto microscópico. Fazendo parte dos componentes curriculares no ensino médio existem os conteúdos relacionados a área da embriologia, que também pode ser definida como altamente interdisciplinar, pois nela se interseccionam conceitos da bioquímica, genética, biologia celular, histologia e anatomia. Por se tratar de um ramo da Biologia repleto de complexidades, faz-se necessário o uso de metodologias diversificadas para superar o ensino monótono e voltado apenas para a memorização de termos e conceitos científicos. Com o intuito de auxiliar os professores no ensino da Biologia, esse trabalho teve como objetivo propor uma sequência de ensino por investigação (SEI) sobre o conteúdo de fecundação humana. Existem na literatura várias formas de transformar a metodologia em um processo ativo, atrativo e protagonizado pelos estudantes em sala de aula e, uma dessas formas, é por meio da utilização de jogos lúdicos. Desta forma, a SEI sugerida utiliza, em uma das suas etapas, a gamificação como metodologia ativa do processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectFecundação humanapt_BR
dc.subjectSequência de ensino por investigaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleFecundação humana: proposta de sequência de Ensino Por Investigação (SEI) para auxiliar docentes do Ensino Médiopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5561976957292229pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6558845922911768pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO)pt_BR
dc.description.abstractxBiology teaching is made up of particularities and branches that open students' vision to a world full of curiosities about a universe that is both macroscopic and microscopic. As part of the curricular components in high school, there are contents related to the area of embryology, which can also be defined as highly interdisciplinary, since it intersects concepts from biochemistry, genetics, cell biology, histology and anatomy. Because it is a branch of Biology full of complexities, it is necessary to use diverse methodologies to overcome monotonous teaching focused only on memorizing scientific terms and concepts. In order to assist teachers in teaching Biology, this work aimed to propose a sequence of teaching by inquiry (SEI) on the content of human fertilization. There are several ways in the literature to transform the methodology into an active, attractive process led by students in the classroom, and one of these ways is through the use of playful games. Thus, the suggested SEI uses, in one of its stages, gamification as an active methodology in the teaching-learning process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Jacqueline Ferreira dos Santos.PDF5,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons