Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64678

Comparte esta pagina

Título : Fecundação humana: proposta de sequência de Ensino Por Investigação (SEI) para auxiliar docentes do Ensino Médio
Autor : SANTOS, Jacqueline Ferreira dos
Palabras clave : Fecundação humana; Sequência de ensino por investigação; Gamificação
Fecha de publicación : 19-mar-2025
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SANTOS, Jacqueline Ferreira dos. Fecundação humana: proposta de sequência de Ensino Por Investigação (SEI) para auxiliar docentes do Ensino Médio. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Resumen : O ensino da Biologia é constituído por particularidades e ramos que abrem a visão do alunado para um mundo repleto de curiosidades a respeito de um universo tanto macroscópico quanto microscópico. Fazendo parte dos componentes curriculares no ensino médio existem os conteúdos relacionados a área da embriologia, que também pode ser definida como altamente interdisciplinar, pois nela se interseccionam conceitos da bioquímica, genética, biologia celular, histologia e anatomia. Por se tratar de um ramo da Biologia repleto de complexidades, faz-se necessário o uso de metodologias diversificadas para superar o ensino monótono e voltado apenas para a memorização de termos e conceitos científicos. Com o intuito de auxiliar os professores no ensino da Biologia, esse trabalho teve como objetivo propor uma sequência de ensino por investigação (SEI) sobre o conteúdo de fecundação humana. Existem na literatura várias formas de transformar a metodologia em um processo ativo, atrativo e protagonizado pelos estudantes em sala de aula e, uma dessas formas, é por meio da utilização de jogos lúdicos. Desta forma, a SEI sugerida utiliza, em uma das suas etapas, a gamificação como metodologia ativa do processo de ensino-aprendizagem.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64678
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Jacqueline Ferreira dos Santos.PDF5,94 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons