Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64679
Compartilhe esta página
Título: | Polinização: trilha interpretativa como proposta de atividade investigativa em escola pública do Recife |
Autor(es): | AMARAL, Carmem Lúcia do |
Palavras-chave: | Polinização; Trilhas Interpretativas; Educação Básica; Ensino por Investigação |
Data do documento: | 24-Mar-2025 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | AMARAL, Carmem Lúcia do. Polinização: trilha interpretativa como proposta de atividade investigativa em escola pública do Recife. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | A construção deste projeto foi motivada pela notória carência que os livros didáticos do ensino médio apresentam sobre Botânica e principalmente sobre o tema Polinização, que é um processo extremamente importante para a economia e para a biodiversidade do Planeta, encontrando-se ameaçada por atividades antrópicas. Tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática para auxiliar professores de Biologia em suas práticas de ensino. A metodologia foi desenvolvida em quatro etapas, envolvendo pesquisa bibliográfica, contextualização, análise do livro didático e uma visita ao Jardim Botânico do Recife. O resultado da pesquisa apontou a carência dos alunos sobre o tema proposto e a negligência dos autores do livro adotado pela escola, não abordando de forma satisfatória o conteúdo de Polinização. Em visita ao Jardim Botânico do Recife, foram selecionados pontos atrativos para a construção de uma trilha interpretativa, sendo considerados aspéctos bióticos e abióticos, e foram definidos 8 pontos de parada para interpretação e observação da natureza. O envolvimento e comprometimento dos estudantes proporcionaram um momento de aprendizagem significativa, estreitando a sua relação com a natureza. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64679 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Carmem Lúcia do Amaral.PDF | 5,87 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons