Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64679

Compartilhe esta página

Título: Polinização: trilha interpretativa como proposta de atividade investigativa em escola pública do Recife
Autor(es): AMARAL, Carmem Lúcia do
Palavras-chave: Polinização; Trilhas Interpretativas; Educação Básica; Ensino por Investigação
Data do documento: 24-Mar-2025
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: AMARAL, Carmem Lúcia do. Polinização: trilha interpretativa como proposta de atividade investigativa em escola pública do Recife. 2025. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A construção deste projeto foi motivada pela notória carência que os livros didáticos do ensino médio apresentam sobre Botânica e principalmente sobre o tema Polinização, que é um processo extremamente importante para a economia e para a biodiversidade do Planeta, encontrando-se ameaçada por atividades antrópicas. Tem como objetivo a elaboração de uma sequência didática para auxiliar professores de Biologia em suas práticas de ensino. A metodologia foi desenvolvida em quatro etapas, envolvendo pesquisa bibliográfica, contextualização, análise do livro didático e uma visita ao Jardim Botânico do Recife. O resultado da pesquisa apontou a carência dos alunos sobre o tema proposto e a negligência dos autores do livro adotado pela escola, não abordando de forma satisfatória o conteúdo de Polinização. Em visita ao Jardim Botânico do Recife, foram selecionados pontos atrativos para a construção de uma trilha interpretativa, sendo considerados aspéctos bióticos e abióticos, e foram definidos 8 pontos de parada para interpretação e observação da natureza. O envolvimento e comprometimento dos estudantes proporcionaram um momento de aprendizagem significativa, estreitando a sua relação com a natureza.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64679
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de Biologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carmem Lúcia do Amaral.PDF5,87 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons