Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64780

Compartilhe esta página

Título: Da promessa à conversão : o poder do testemunho no discurso dos finfluencers
Autor(es): BARRETO, Drielle Lee Ribeiro de Andrade
Palavras-chave: Testemunho; Neopentecostais; Prosperidade; Influenciadores; Discurso
Data do documento: 18-Out-2024
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BARRETO, Drielle Lee Ribeiro de Andrade. Da promessa à conversão : o poder do testemunho no discurso dos finfluencers. Tese (Doutorado em Comunicação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A prática do testemunho no cristianismo é tão antiga quanto a própria religião, sendo fundamental para a transmissão da fé. Nesta pesquisa, ampliamos o escopo da análise do 'testemunho', deslocando-o de uma abordagem individualista para uma perspectiva que considera o fenômeno do ponto de vista religioso evangélico neopentecostal, considerando a sua variedade e a maneira como permite a articulação com aspectos emergentes e aparentemente seculares da contemporaneidade. Focamos na intersecção entre esse testemunho e os influenciadores digitais de finanças, explorando como os discursos dos finfluencers se alinham com a ética religiosa que vê o acúmulo de capital como uma vocação. Dividimos nosso percurso teórico em capítulos que versam sobre 1. o Testemunho, 2. os Neopentecostais, 3. os Influenciadores e 4. o Discurso, com autores como Lackey, Sacramento, Mariano, Dullo, Weber, Karwahi, Recuero e Foucault. Tanto o testemunho neopentecostal com a Teologia da Prosperidade, quanto o discurso dos influencers visam atender a uma sociedade em busca de referências e histórias inspiradoras, prometendo plenitude e prosperidade nesta vida, desde que se siga o caminho proposto. Ao estudar o discurso dos influenciadores, percebemos que o teor testemunhal será reforçado, desenvolvido e estimulado. Ao final, evidenciamos afinidades entre os discursos dos finfluencers, o espírito do capitalismo dos primeiros grupos protestantes e o testemunho neopentecostal contemporâneo. E embora nossa análise se concentre no segmento financeiro, acreditamos que narrativas testemunhais permeiam a comunicação de diversos influenciadores da atualidade, que, por meio de histórias de superação, buscam atrair atenção e capital (BOURDIEU, 1997). O título ‘Da promessa à conversão: o poder do testemunho nos discursos dos finfluencers’ não surgiu do acaso, mas reflete os nossos achados de que, assim como a Teologia da Prosperidade, o testemunho do influenciador quando narrado carrega consigo uma promessa. Uma esperança de mudança e transformação, que culmina na conversão. Seja a conversão para o cristianismo ou a conversão enquanto o ato de tornar-se cliente, o discurso testemunhal é uma ferramenta poderosa para alcançar objetivos e conquistar seguidores.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64780
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Drielle Lee Ribeiro de Andrade Barreto.PDF9 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons