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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64793

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Title: A nova gestão pública e a gestão da educação no município de Jaboatão dos Guararapes
Authors: MAIA, Dalila Marina Oliveira
Keywords: Nova gestão pública; Gestão da educação; Gerencialismo; Accountability educacional; Jaboatão dos Guararapes
Issue Date: 28-Aug-2024
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: MAIA, Dalila Marina Oliveira. A nova gestão pública e a gestão da educação no município de Jaboatão dos Guararapes. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: O presente estudo está inserido no campo das políticas públicas e da gestão da educação, voltando-se à temática da Nova Gestão Pública (NGP) na gestão educacional. Objetivamos compreender como a racionalidade da NGP vem sendo incorporada na gestão da educação do município de Jaboatão dos Guararapes-PE. Especificamente, buscamos analisar como a gestão da educação, nesse município, alinha-se à NGP, procurando identificar seus elementos e como estes materializam-se. O objeto desta pesquisa, portanto, situa-se no movimento de mudanças políticas, econômicas e sociais, as quais vêm orientando os serviços públicos, influenciando na gestão da educação (Havey, 1992; Pasqualini, 2004; Azevedo, 2002, 2004; Sander, 1995). A abordagem do nosso estudo é de ordem qualitativa e, como percurso metodológico, realizamos a análise de documentos que apontam evidências do modelo de gestão desenvolvido no município jaboatonense, além da aplicação de questionários a representantes da Secretaria Municipal de Educação, gestores escolares e representantes do Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja). Analisamos os dados utilizando a técnica da Análise de Conteúdo. Os dados revelaram que existe a presença de elementos que caracterizam a NGP na gestão da educação do município pesquisado, a exemplo da adoção do bônus por desempenho, do estímulo de práticas competitivas entre gestores e escolas e da preocupação exacerbada com a avaliação padronizada por resultados. Nos textos discursivos analisados, observamos a concepção de gestão tanto numa perspectiva alinhada à NGP, quanto com a presença de elementos associados aos princípios da gestão democrática. No entanto, não identificamos posicionamentos contrários às práticas de gestão que vêm sendo desenvolvidas em Jaboatão dos Guararapes-PE, a não ser por parte dos representantes do SINPROJA, os quais apresentaram um parâmetro comparativo aos discursos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64793
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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