Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64812

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Forato Lixandrão-
dc.contributor.authorCOELHO, Levy de Oliveira-
dc.date.accessioned2025-08-04T12:18:26Z-
dc.date.available2025-08-04T12:18:26Z-
dc.date.issued2025-02-27-
dc.identifier.citationCOELHO, Levy de Oliveira. Aprendendo e ensinando a partir dos erros: contribuição para os domínios de conhecimentos para o ensino de combinatória na formação inicial de professores de Matemática. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64812-
dc.description.abstractEsta pesquisa objetivou analisar os conhecimentos de Combinatória, de alunos e para o ensino, apresentados por licenciandos de Matemática em um processo de formação baseado no estudo de erros e acertos em problemas combinatórios. Para tanto, foi proposto um processo formativo de modo remoto realizado com seis estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco – CAA/UFPE. O processo metodológico envolveu um questionário inicial no qual buscou-se conhecer o perfil dos estudantes, um processo formativo com cinco encontros e entrevistas antes e depois do referido processo, com três participantes da pesquisa. O processo formativo se pautou em estudos sobre erros e acertos em problemas combinatórios referenciado pelas teorias de conhecimento de professor e pela Teoria dos Campos Conceituais (TCC) caracterizado por atividades para provocação de conhecimentos de professor a partir dos domínios de conhecimento. Trabalhou-se com protocolos de estudantes analisando erros e acertos em problemas combinatórios. Os resultados indicaram evolução do conhecimento do conteúdo, aumento na confiança do ensino da Combinatória, evidências do conhecimento de aluno por meio de conhecimento de erros comuns e reconhecimento de tarefas que possam ser confusas para estudantes do ensino básico, além de fragmentos do conhecimento de ensino no sequenciamento de tarefas para ensino desse conteúdo. Também foi possível notar o desejo dos participantes por conhecer novas metodologias de ensino e se aprofundar no estudo de Combinatória.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectAnálise combinatóriapt_BR
dc.subjectConhecimento de professorpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectErrospt_BR
dc.subjectEducação estatísticapt_BR
dc.titleAprendendo e ensinando a partir dos erros: contribuição para os domínios de conhecimentos para o ensino de combinatória na formação inicial de professores de Matemáticapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9412960072904337pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxThis study aimed to analyze the knowledge of Combinatorics — both by students in terms of content and for teaching — demonstrated by pre-service Mathematics teachers through a training process based on the study of errors and correct responses in combinatorial problems. To this end, a remote training program was conducted with six undergraduate students from the Mathematics Teaching program at the Academic Center of Agreste of the Federal University of Pernambuco (CAA/UFPE). The methodological process involved an initial questionnaire to gather students’ profiles, a training process with five meetings, and interviews conducted before and after the program with three of the participants. The training process was guided by studies on errors and correct answers in combinatorial problems, grounded in theories of teacher knowledge and the Theory of Conceptual Fields (TCF). It was characterized by activities designed to provoke teacher knowledge through different knowledge domains. Student protocols were analyzed based on errors and correct answers in combinatorial problems. The results indicated progress in content knowledge, increased confidence in teaching Combinatorics, evidence of knowledge of students through the identification of common errors and recognition of tasks that might be confusing for elementary and secondary education students, as well as elements of pedagogical content knowledge in the sequencing of tasks for teaching this subject. Additionally, participants expressed a desire to learn new teaching methodologies and to deepen their knowledge in the field of Combinatorics.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Levy de Oliveira Coelho.PDF2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons