Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64812

Share on

Title: Aprendendo e ensinando a partir dos erros: contribuição para os domínios de conhecimentos para o ensino de combinatória na formação inicial de professores de Matemática
Authors: COELHO, Levy de Oliveira
Keywords: Análise combinatória; Conhecimento de professor; Formação de professores; Erros; Educação estatística
Issue Date: 27-Feb-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: COELHO, Levy de Oliveira. Aprendendo e ensinando a partir dos erros: contribuição para os domínios de conhecimentos para o ensino de combinatória na formação inicial de professores de Matemática. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Esta pesquisa objetivou analisar os conhecimentos de Combinatória, de alunos e para o ensino, apresentados por licenciandos de Matemática em um processo de formação baseado no estudo de erros e acertos em problemas combinatórios. Para tanto, foi proposto um processo formativo de modo remoto realizado com seis estudantes do curso de Licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco – CAA/UFPE. O processo metodológico envolveu um questionário inicial no qual buscou-se conhecer o perfil dos estudantes, um processo formativo com cinco encontros e entrevistas antes e depois do referido processo, com três participantes da pesquisa. O processo formativo se pautou em estudos sobre erros e acertos em problemas combinatórios referenciado pelas teorias de conhecimento de professor e pela Teoria dos Campos Conceituais (TCC) caracterizado por atividades para provocação de conhecimentos de professor a partir dos domínios de conhecimento. Trabalhou-se com protocolos de estudantes analisando erros e acertos em problemas combinatórios. Os resultados indicaram evolução do conhecimento do conteúdo, aumento na confiança do ensino da Combinatória, evidências do conhecimento de aluno por meio de conhecimento de erros comuns e reconhecimento de tarefas que possam ser confusas para estudantes do ensino básico, além de fragmentos do conhecimento de ensino no sequenciamento de tarefas para ensino desse conteúdo. Também foi possível notar o desejo dos participantes por conhecer novas metodologias de ensino e se aprofundar no estudo de Combinatória.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64812
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Levy de Oliveira Coelho.PDF2,13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons