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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSILVA, Roberta Tamires Evangelista da-
dc.date.accessioned2025-08-06T15:13:10Z-
dc.date.available2025-08-06T15:13:10Z-
dc.date.issued2025-05-15-
dc.identifier.citationSILVA, Roberta Tamires Evangelista da. O cenário da divulgação científica no estado de Pernambuco: feiras de ciências como ferramentas para a construção e popularização dos saberes científicos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64871-
dc.description.abstractA Divulgação Científica no âmbito das Ciências Biológicas por meio de Feiras de Ciências (FC) oferece diversos benefícios a professores e estudantes, apesar dos desafios envolvidos. Em Pernambuco, que abriga as maiores FC do Norte e Nordeste, destaca-se a feira Ciência Jovem. Neste contexto, investigam-se as experiências e motivações de professores e alunos no processo de construção de materiais de Divulgação Científica, com base na Teoria da Autodeterminação, que considera fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos. Considerando a importância da Divulgação Científica, questionamos: Como os professores de Biologia e estudantes da Educação Básica vivenciam o processo de construção da Divulgação Científica para as Feiras de Ciências em Pernambuco e como as motivações dos participantes da pesquisa interferem nesse percurso? O estudo teve como objetivo compreender como professores de Biologia e estudantes da Educação Básica vivenciam esse processo. Metodologicamente, realizamos: (i) Entrevistas Narrativas e (ii) observação. Analisamos os dados das Entrevistas Narrativas a partir da triangulação de métodos, seguindo as etapas: 1) preparação e reunião do material; 2) avaliação da sua qualidade; 3) elaboração das estruturas de análise; 4) leitura compreensiva e aprofundada do material anteriormente organizado; 5) formulação de inferências e 6) análise das questões de conjuntura de maneira mais ampla. Referente às observações, analisamos os dados através do uso de categorias, a partir da análise de conteúdo. Como resultado, a presente pesquisa lançou luz sobre a importância das motivações (intrínsecas e extrínsecas) nesse contexto, deixando claro que essas motivações são o ponto de partida pelo qual professores e alunos escolhem se envolver na dinâmica da Divulgação Científica. Referente à identificação das principais motivações (extrínsecas e intrínsecas) dos professores de Biologia e seus estudantes orientandos ao participarem de Feiras de Ciências como expositores para a Divulgação Científica dos conhecimentos da Biologia, percebemos que em ambos os colaboradores da pesquisa (professores e estudantes) existem motivações de ambas as naturezas. No caso dos estudantes, houve um equilíbrio entre elas, de modo que das 8 (oito) principais motivações ao se envolver na DC e participar da 30a Ciência Jovem, 4 (quatro) delas foram de natureza intrínseca (experiência, paixão pela Ciência, vivência e conhecimento) e 4(quatro) foram de natureza extrínseca (oportunidades, premiação, futuro e visibilidade). No caso dos professores, a maior parte das motivações foram intrínsecas, sendo elas: satisfação profissional, compromisso com a Divulgação Científica, paixão pela Ciência, oferecer oportunidades aos seus educandos, expansão/popularização do conhecimento científico e propiciar novas vivências aos educandos. As motivações extrínsecas identificadas foram: visibilidade, premiação, engajamento dos alunos e financiamento. Para além das motivações, as análises apontam outros elementos que evidenciam como os colaboradores da pesquisa vivenciaram o processo. Concluímos que as análises construídas neste estudo contribuem de maneira significativa para a Educação Básica e para o campo da educação em Ciências, pois evidenciam como os professores de Biologia e estudantes têm vivido este processo na Educação Básica, o que os instiga nesse movimento, as principais dificuldades que permeiam o processo, as estratégias levantadas para superar os desafios e os frutos que essas vivências proporcionam para eles.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectFeira de Ciênciaspt_BR
dc.subjectMotivaçõespt_BR
dc.titleO cenário da divulgação científica no estado de Pernambuco : feiras de ciências como ferramentas para a construção e popularização dos saberes científicospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7689075209682036pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxScientific dissemination in the field of Biological Sciences through Science Fairs (SF) offers several benefits to both teachers and students, despite the challenges involved. In the state of Pernambuco, which hosts the largest SFs in the North and Northeast of Brazil, the Ciência Jovem fair stands out. In this context, the study investigates the experiences and motivations of teachers and students in the process of constructing scientific dissemination materials, based on the Self-Determination Theory, which considers both intrinsic and extrinsic motivational factors. Given the importance of scientific dissemination, the research seeks to answer: How do Biology teachers and Basic Education students experience the process of building scientific dissemination for Science Fairs in Pernambuco, and how do the participants’ motivations influence this journey? The general objective of the study was to understand how Biology teachers and Basic Education students experience this process. Methodologically, the research involved: (i) Narrative Interviews and (ii) observation. The data from the Narrative Interviews were analyzed through triangulation, following these steps: (1) preparation and organization of material; (2) quality assessment; (3) construction of analytical structures; (4) comprehensive and in-depth reading of the organized material; (5) inference formulation; and (6) broader contextual analysis. For the observations, data were analyzed using categorized content analysis. As a result, the study shed light not only on how Biology teachers (mentors) and their students experience the process of constructing scientific dissemination, but also on the relevance of intrinsic and extrinsic motivations within this context. It became clear that these motivations are the starting point for both teachers and students to choose to engage in the dynamics of Scientific Dissemination. In identifying the main (intrinsic and extrinsic) motivations of Biology teachers and their students participating in Science Fairs as exhibitors for disseminating biological knowledge, it was found that both groups presented motivations of both natures. Among the students, there was a balance: of the eight (8) main motivations for participating in Scientific Dissemination and the 30th Ciência Jovem, four (4) were intrinsic (experience, passion for science, learning, and knowledge), and four (4) were extrinsic (opportunities, awards, future, and visibility). For the teachers, most motivations were intrinsic, including: professional satisfaction, commitment to scientific dissemination, passion for science, offering opportunities to students, expanding/popularizing scientific knowledge, and providing new experiences for students. The extrinsic motivations identified were: visibility, awards, student engagement, and funding. Beyond motivations, the analysis revealed other elements that show how research participants experienced the process. It is concluded that the findings of this study contribute significantly to Basic Education and the field of Science Education by highlighting how Biology teachers and students are engaging in the construction of scientific dissemination, what motivates them in this journey, the main challenges they face, the strategies they adopt to overcome them, and the benefits these experiences bring.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

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