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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64871

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Title: O cenário da divulgação científica no estado de Pernambuco : feiras de ciências como ferramentas para a construção e popularização dos saberes científicos
Authors: SILVA, Roberta Tamires Evangelista da
Keywords: Divulgação científica; Feira de Ciências; Motivações
Issue Date: 15-May-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Roberta Tamires Evangelista da. O cenário da divulgação científica no estado de Pernambuco: feiras de ciências como ferramentas para a construção e popularização dos saberes científicos. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: A Divulgação Científica no âmbito das Ciências Biológicas por meio de Feiras de Ciências (FC) oferece diversos benefícios a professores e estudantes, apesar dos desafios envolvidos. Em Pernambuco, que abriga as maiores FC do Norte e Nordeste, destaca-se a feira Ciência Jovem. Neste contexto, investigam-se as experiências e motivações de professores e alunos no processo de construção de materiais de Divulgação Científica, com base na Teoria da Autodeterminação, que considera fatores motivacionais intrínsecos e extrínsecos. Considerando a importância da Divulgação Científica, questionamos: Como os professores de Biologia e estudantes da Educação Básica vivenciam o processo de construção da Divulgação Científica para as Feiras de Ciências em Pernambuco e como as motivações dos participantes da pesquisa interferem nesse percurso? O estudo teve como objetivo compreender como professores de Biologia e estudantes da Educação Básica vivenciam esse processo. Metodologicamente, realizamos: (i) Entrevistas Narrativas e (ii) observação. Analisamos os dados das Entrevistas Narrativas a partir da triangulação de métodos, seguindo as etapas: 1) preparação e reunião do material; 2) avaliação da sua qualidade; 3) elaboração das estruturas de análise; 4) leitura compreensiva e aprofundada do material anteriormente organizado; 5) formulação de inferências e 6) análise das questões de conjuntura de maneira mais ampla. Referente às observações, analisamos os dados através do uso de categorias, a partir da análise de conteúdo. Como resultado, a presente pesquisa lançou luz sobre a importância das motivações (intrínsecas e extrínsecas) nesse contexto, deixando claro que essas motivações são o ponto de partida pelo qual professores e alunos escolhem se envolver na dinâmica da Divulgação Científica. Referente à identificação das principais motivações (extrínsecas e intrínsecas) dos professores de Biologia e seus estudantes orientandos ao participarem de Feiras de Ciências como expositores para a Divulgação Científica dos conhecimentos da Biologia, percebemos que em ambos os colaboradores da pesquisa (professores e estudantes) existem motivações de ambas as naturezas. No caso dos estudantes, houve um equilíbrio entre elas, de modo que das 8 (oito) principais motivações ao se envolver na DC e participar da 30a Ciência Jovem, 4 (quatro) delas foram de natureza intrínseca (experiência, paixão pela Ciência, vivência e conhecimento) e 4(quatro) foram de natureza extrínseca (oportunidades, premiação, futuro e visibilidade). No caso dos professores, a maior parte das motivações foram intrínsecas, sendo elas: satisfação profissional, compromisso com a Divulgação Científica, paixão pela Ciência, oferecer oportunidades aos seus educandos, expansão/popularização do conhecimento científico e propiciar novas vivências aos educandos. As motivações extrínsecas identificadas foram: visibilidade, premiação, engajamento dos alunos e financiamento. Para além das motivações, as análises apontam outros elementos que evidenciam como os colaboradores da pesquisa vivenciaram o processo. Concluímos que as análises construídas neste estudo contribuem de maneira significativa para a Educação Básica e para o campo da educação em Ciências, pois evidenciam como os professores de Biologia e estudantes têm vivido este processo na Educação Básica, o que os instiga nesse movimento, as principais dificuldades que permeiam o processo, as estratégias levantadas para superar os desafios e os frutos que essas vivências proporcionam para eles.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/64871
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

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