Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65006

Share on

Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorLins Filho, Ozéas de Lima-
dc.contributor.authorSILVA, ÉRIKA BÁRBARA SOARES DA-
dc.date.accessioned2025-08-12T18:42:59Z-
dc.date.available2025-08-12T18:42:59Z-
dc.date.issued2025-04-02-
dc.date.submitted2025-08-11-
dc.identifier.citationSILVA, Érika Bárbara Soares da. A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO SONO PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2025. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65006-
dc.description.abstractO objetivo desta revisão sistemática é analisar a relação entre a qualidade do sono e o desempenho escolar em crianças. Para isso, foi realizada uma busca sistemática na base de dados PubMed, utilizando um filtro de 10 anos para selecionar os artigos relevantes. Após uma análise dos resultados, foram escolhidos 10 estudos que compõem a base de dados desta pesquisa. Os achados indicam que a falta de sono, a sonolência diurna, horários desregulados para dormir, a falta de apoio dos pais e o uso excessivo de telas são fatores que contribuem negativamente para a qualidade do sono. Esses elementos impactam diretamente no desempenho escolar, uma vez que afetam a atenção e o foco das crianças durante o dia. Além disso, os resultados ressaltam a importância de hábitos saudáveis de sono, como horários regulares e a limitação do uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir. Implicações práticas sugerem que intervenções voltadas para a educação sobre higiene do sono, tanto para pais quanto para educadores, podem melhorar o desempenho escolar e o bem-estar das crianças.pt_BR
dc.format.extent33 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesempenho escolar; Crianças; Qualidade do sono; Sono.pt_BR
dc.titleA INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO SONO PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6615521429588279pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6764299000608085pt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this systematic review is to analyze the relationship between sleep quality and school performance in children. To this end, a systematic search was conducted in the PubMed database, using a 10-year filter to select relevant articles. After analyzing the results, 10 studies were selected to compose the database for this research. The findings indicate that lack of sleep, daytime sleepiness, irregular bedtimes, lack of parental support, and excessive screen time are factors that negatively contribute to sleep quality. These elements directly impact school performance, as they affect children's attention and focus during the day. In addition, the results highlight the importance of healthy sleep habits, such as regular sleep schedules and limiting the use of electronic devices before bedtime. Practical implications suggest that interventions aimed at educating both parents and educators about sleep hygiene can improve children's school performance and well-being.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CCS-DEF) - Departamento de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CCS-Curso de Educação Física (Licenciatura)pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ERIKA BARBARA SOARES DA SILVA.pdf518,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons