Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65006

Share on

Title: A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO SONO PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
Authors: SILVA, ÉRIKA BÁRBARA SOARES DA
Keywords: Desempenho escolar; Crianças; Qualidade do sono; Sono.
Issue Date: 2-Apr-2025
Citation: SILVA, Érika Bárbara Soares da. A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO SONO PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2025. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O objetivo desta revisão sistemática é analisar a relação entre a qualidade do sono e o desempenho escolar em crianças. Para isso, foi realizada uma busca sistemática na base de dados PubMed, utilizando um filtro de 10 anos para selecionar os artigos relevantes. Após uma análise dos resultados, foram escolhidos 10 estudos que compõem a base de dados desta pesquisa. Os achados indicam que a falta de sono, a sonolência diurna, horários desregulados para dormir, a falta de apoio dos pais e o uso excessivo de telas são fatores que contribuem negativamente para a qualidade do sono. Esses elementos impactam diretamente no desempenho escolar, uma vez que afetam a atenção e o foco das crianças durante o dia. Além disso, os resultados ressaltam a importância de hábitos saudáveis de sono, como horários regulares e a limitação do uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir. Implicações práticas sugerem que intervenções voltadas para a educação sobre higiene do sono, tanto para pais quanto para educadores, podem melhorar o desempenho escolar e o bem-estar das crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65006
Appears in Collections:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC ERIKA BARBARA SOARES DA SILVA.pdf518,97 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons