Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65006

Compartilhe esta página

Título: A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO SONO PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA.
Autor(es): SILVA, ÉRIKA BÁRBARA SOARES DA
Palavras-chave: Desempenho escolar; Crianças; Qualidade do sono; Sono.
Data do documento: 2-Abr-2025
Citação: SILVA, Érika Bárbara Soares da. A INFLUÊNCIA DA QUALIDADE DO SONO PARA O DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. 2025. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Departamento de Educação Física, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: O objetivo desta revisão sistemática é analisar a relação entre a qualidade do sono e o desempenho escolar em crianças. Para isso, foi realizada uma busca sistemática na base de dados PubMed, utilizando um filtro de 10 anos para selecionar os artigos relevantes. Após uma análise dos resultados, foram escolhidos 10 estudos que compõem a base de dados desta pesquisa. Os achados indicam que a falta de sono, a sonolência diurna, horários desregulados para dormir, a falta de apoio dos pais e o uso excessivo de telas são fatores que contribuem negativamente para a qualidade do sono. Esses elementos impactam diretamente no desempenho escolar, uma vez que afetam a atenção e o foco das crianças durante o dia. Além disso, os resultados ressaltam a importância de hábitos saudáveis de sono, como horários regulares e a limitação do uso de dispositivos eletrônicos antes de dormir. Implicações práticas sugerem que intervenções voltadas para a educação sobre higiene do sono, tanto para pais quanto para educadores, podem melhorar o desempenho escolar e o bem-estar das crianças.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65006
Aparece nas coleções:(TCC) - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC ERIKA BARBARA SOARES DA SILVA.pdf518,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons