Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65045

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPinto, Lourival Pereira-
dc.contributor.authorViana, Emilly Vitória Lopes-
dc.date.accessioned2025-08-13T15:54:54Z-
dc.date.available2025-08-13T15:54:54Z-
dc.date.issued2025-08-05-
dc.date.submitted2025-08-12-
dc.identifier.citationViana, Emilly Vitória Lopes. Mediação de leitura como ferramenta terapêutica - Biblioterapia: estudo de caso com crianças hospitalizadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65045-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a mediação de leitura como ferramenta terapêutica, com foco na biblioterapia aplicada a crianças hospitalizadas. O objetivo é analisar a prática da biblioterapia nesse contexto, evidenciando os benefícios proporcionados ao bem-estar infantil. Para isso, buscou-se investigar os fundamentos teóricos e metodológicos da biblioterapia em ambientes hospitalares infantis; realizou-se intervenções na ala pediátrica de um hospital público; e examinou-se os impactos da leitura mediada como recurso complementar ao tratamento clínico. A pesquisa justifica-se pela escassez de estudos sobre o tema e pela relevância de promover estímulos criativos e imaginativos às crianças em situação de internação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com base em revisão bibliográfica e estudo de caso. As intervenções realizadas demonstraram que a mediação de leitura com fins terapêuticos contribui significativamente para o desenvolvimento emocional e o bem-estar das crianças hospitalizadas. Os resultados obtidos indicam que a biblioterapia, quando conduzida por profissionais capacitados, pode complementar os cuidados médicos, ressaltando a importância da atuação do bibliotecário como mediador e agente terapêutico. Conclui que investir em programas de formação para biblioterapeutas é fundamental para ampliar a presença dessa prática em ambientes de saúde.pt_BR
dc.format.extent41 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectBiblioterapiapt_BR
dc.subjectMediação de leiturapt_BR
dc.subjectCrianças hospitalizadaspt_BR
dc.subjectBem-estar infantilpt_BR
dc.subjectLeitura terapêuticapt_BR
dc.titleMediação de leitura como ferramenta terapêutica - Biblioterapia: estudo de caso com crianças hospitalizadaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4255170353374540pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2763163383357621pt_BR
dc.description.abstractxThis study focuses on reading mediation as a therapeutic tool, focusing on bibliotherapy applied to hospitalized children. The objective is to analyze the practice of bibliotherapy in this context, highlighting the benefits it provides to children's well-being. To this end, we investigated the theoretical and methodological foundations of bibliotherapy in children's hospital settings; we conducted interventions in the pediatric ward of a public hospital; and we examined the impacts of mediated reading as a complementary resource to clinical treatment. The research is justified by the scarcity of studies on the topic and the importance of promoting creative and imaginative stimulation for hospitalized children. The methodology adopted was a qualitative, exploratory approach, based on a literature review and case study. The interventions demonstrated that reading mediation for therapeutic purposes significantly contributes to the emotional development and well-being of hospitalized children. The results indicate that bibliotherapy, when conducted by trained professionals, can complement medical care, highlighting the importance of librarians as mediators and therapeutic agents. The study concludes that investing in training programs for bibliotherapists is essential to expanding the presence of this practice in healthcare settings.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Sociais Aplicadas::Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAC-DCI) - Departamento de Ciência da Informaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAC-Curso de Biblioteconomia – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0009-0004-6416-1484pt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Biblioteconomia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC- Emilly Vitória Lopes Viana.pdf756,88 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons