Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65045
Comparte esta pagina
| Título : | Mediação de leitura como ferramenta terapêutica - Biblioterapia: estudo de caso com crianças hospitalizadas |
| Autor : | Viana, Emilly Vitória Lopes |
| Palabras clave : | Biblioterapia; Mediação de leitura; Crianças hospitalizadas; Bem-estar infantil; Leitura terapêutica |
| Fecha de publicación : | 5-ago-2025 |
| Citación : | Viana, Emilly Vitória Lopes. Mediação de leitura como ferramenta terapêutica - Biblioterapia: estudo de caso com crianças hospitalizadas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Biblioteconomia) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
| Resumen : | O presente trabalho tem como tema a mediação de leitura como ferramenta terapêutica, com foco na biblioterapia aplicada a crianças hospitalizadas. O objetivo é analisar a prática da biblioterapia nesse contexto, evidenciando os benefícios proporcionados ao bem-estar infantil. Para isso, buscou-se investigar os fundamentos teóricos e metodológicos da biblioterapia em ambientes hospitalares infantis; realizou-se intervenções na ala pediátrica de um hospital público; e examinou-se os impactos da leitura mediada como recurso complementar ao tratamento clínico. A pesquisa justifica-se pela escassez de estudos sobre o tema e pela relevância de promover estímulos criativos e imaginativos às crianças em situação de internação. A metodologia adotada foi de abordagem qualitativa, de caráter exploratório, com base em revisão bibliográfica e estudo de caso. As intervenções realizadas demonstraram que a mediação de leitura com fins terapêuticos contribui significativamente para o desenvolvimento emocional e o bem-estar das crianças hospitalizadas. Os resultados obtidos indicam que a biblioterapia, quando conduzida por profissionais capacitados, pode complementar os cuidados médicos, ressaltando a importância da atuação do bibliotecário como mediador e agente terapêutico. Conclui que investir em programas de formação para biblioterapeutas é fundamental para ampliar a presença dessa prática em ambientes de saúde. |
| URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65045 |
| Aparece en las colecciones: | TCC - Biblioteconomia |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TCC- Emilly Vitória Lopes Viana.pdf | 756,88 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons

