Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65223

Share on

Title: Modelo de decisão multicritério para estabelecimento de prioridades nas contratações de parcerias público-privadas na área de saneamento
Authors: CORRÊA, Thaís Lima
Keywords: Parcerias Público-Privadas; FITradeoff; Técnica e preço; Perdas de água; Value-focused Thinking
Issue Date: 28-Apr-2025
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: CORRÊA, Thaís Lima. Modelo de decisão multicritério para estabelecimento de prioridades nas contratações de parcerias público-privadas na área de saneamento. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: As empresas de água e esgoto lidam com decisões complexas relacionadas a investimentos em infraestrutura e à disponibilidade de serviços sociais e essenciais, que precisam ser abordadas de forma adequada. Métodos de estruturação de problemas, juntamente com a tomada de decisão multicritério, são adequados para apoiar os tomadores de decisão em diferentes contextos. Nesta pesquisa, dois tipos de problemas com objetivos diferentes são estudados a priorização de proponentes privados em contratos de parcerias público-privadas (PPP) e a priorização de ações para combater perdas de água. As parcerias público-privadas (PPP) são contratos de longo prazo entre entidades governamentais e empresas privadas, que estão sendo cada vez mais adotados em países em desenvolvimento devido à grande necessidade de investimentos em setores como água e esgoto, além de beneficiar-se da experiência e ter acesso aos recursos e tecnologias do setor privado. Priorizar a parte privada do contrato torna-se uma decisão complexa devido às características dos contratos de PPP, e um padrão de avaliação ainda não foi adotado, sendo a decisão geralmente tomada com base na avaliação do preço. A redução de perdas de água (WL) representa uma tarefa principal que as empresas de água precisam controlar, e isso é uma preocupação em países em desenvolvimento e desenvolvidos, uma vez que a água é um recurso finito, especialmente no Nordeste brasileiro. A abordagem do Pensamento Focado em Valor (VFT) traz os valores reais que devem ser incorporados ao modelo de tomada de decisão, a fim de atender aos interesses do tomador de decisão (DM) para lidar e definir estratégias para o problema de redução de perdas de água. A aplicação de um Método de Estruturação de Problemas (PSM), como o VFT, apresenta uma rede de objetivos relacionada à questão das perdas de água e permite a identificação de diferentes áreas relacionadas ao problema. A partir dessa perspectiva, as alternativas para lidar com o problema podem ser identificadas, considerando todas as complexidades dessa questão, como eficiência operacional, aumento de receita e ações de longo prazo. A contribuição desta pesquisa, portanto, compreende a rede de objetivos obtida, que resulta em diferentes cursos de ação a serem propostos para combater as perdas de água e o conjunto de critérios a serem incorporados ao problema de decisão sobre a priorização do parceiro privado de um contrato de PPP, que envolve aspectos técnicos. Através da aplicação do FITradeoff, de acordo com as preferências do DM, estabelece-se um ranking das estratégias que podem ser adotadas para apoiar a redução das perdas de água, e o mesmo método é utilizado para apoiar o tomador de decisão (DM) na priorização de parceiros privados de um contrato de PPP, trazendo, consequentemente, benefícios para a população, o meio ambiente e a viabilidade das empresas de água, além de proporcionar transparência e segurança ao processo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65223
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Engenharia de Produção

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Thais Lima Correa.pdf
  Embargoed Item Until 2026-08-20
2,24 MBAdobe PDFView/Open    Item embargoed


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons