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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65251
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Título: | A importância da aula de campo como ferramenta de ensino-aprendizagem no estudo dos serviços ecossistêmicos |
Autor(es): | GOMES, Laura Vitória Bezerra |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Planejamento; Checklist |
Data do documento: | 15-Abr-2025 |
Citação: | GOMES, Laura Vitória Bezerra. A importância da aula de campo como ferramenta de ensino-aprendizagem no estudo dos serviços ecossistêmicos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025. |
Abstract: | Os serviços ecossistêmicos são essenciais para a manutenção da vida e do bem-estar humano, pois incluem benefícios como a purificação da água, regulação do clima, polinização, fertilidade do solo, provisão de alimentos, dentre outros. Além disso, desempenham um papel fundamental na estabilidade ambiental e na resiliência dos ecossistemas diante das mudanças climáticas. A preservação desses serviços é crucial para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e a qualidade de vida das futuras gerações. O objetivo desta pesquisa é avaliar a eficácia das aulas de campo como ferramenta de ensino-aprendizagem na compreensão dos serviços ecossistêmicos, promovendo a sensibilização ambiental e o reconhecimento da relação entre seres humanos e a natureza. Para isso, foi desenvolvida uma aula de Campo na Escola Municipal Iana Monteiro de Carvalho para os alunos do 8o ano do ensino fundamental, localizada em Itabaiana, Sergipe, e a produção de uma sequência didática. Durante a atividade de campo utilizou-se um checklist para analisar a percepção e o conhecimento dos alunos sobre os serviços ecossistêmicos. Os resultados indicam que os estudantes foram capazes de identificar diversos serviços ecossistêmicos, como fornecimento de alimentos, regulação térmica e habitat para fauna, demonstrando mudanças em sua percepção sobre o ambiente. A experiência contribuiu para um aprendizado mais significativo ao conectar teoria e prática, despertar o olhar crítico e reforçar a importância do espaço escolar como recurso educativo. O trabalho também evidencia desafios enfrentados nas saídas de campo, como limitações logísticas, necessidade de linguagem acessível e integração com a realidade dos alunos. Diante disso, destaca-se a necessidade de uma abordagem e planejamento pedagógico mais aprofundado, que amplie a compreensão crítica dos serviços ecossistêmicos e ultrapasse barreiras logísticas. Uma aula de campo bem estruturada contribui para a valorização desses serviços, promovendo a conservação da biodiversidade e um desenvolvimento sustentável que equilibre a relação entre sociedade e meio ambiente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65251 |
Aparece nas coleções: | (TCC) - Geografia (Licenciatura) |
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