Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65251

Compartilhe esta página

Título: A importância da aula de campo como ferramenta de ensino-aprendizagem no estudo dos serviços ecossistêmicos
Autor(es): GOMES, Laura Vitória Bezerra
Palavras-chave: Educação ambiental; Planejamento; Checklist
Data do documento: 15-Abr-2025
Citação: GOMES, Laura Vitória Bezerra. A importância da aula de campo como ferramenta de ensino-aprendizagem no estudo dos serviços ecossistêmicos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2025.
Abstract: Os serviços ecossistêmicos são essenciais para a manutenção da vida e do bem-estar humano, pois incluem benefícios como a purificação da água, regulação do clima, polinização, fertilidade do solo, provisão de alimentos, dentre outros. Além disso, desempenham um papel fundamental na estabilidade ambiental e na resiliência dos ecossistemas diante das mudanças climáticas. A preservação desses serviços é crucial para garantir a sustentabilidade dos recursos naturais e a qualidade de vida das futuras gerações. O objetivo desta pesquisa é avaliar a eficácia das aulas de campo como ferramenta de ensino-aprendizagem na compreensão dos serviços ecossistêmicos, promovendo a sensibilização ambiental e o reconhecimento da relação entre seres humanos e a natureza. Para isso, foi desenvolvida uma aula de Campo na Escola Municipal Iana Monteiro de Carvalho para os alunos do 8o ano do ensino fundamental, localizada em Itabaiana, Sergipe, e a produção de uma sequência didática. Durante a atividade de campo utilizou-se um checklist para analisar a percepção e o conhecimento dos alunos sobre os serviços ecossistêmicos. Os resultados indicam que os estudantes foram capazes de identificar diversos serviços ecossistêmicos, como fornecimento de alimentos, regulação térmica e habitat para fauna, demonstrando mudanças em sua percepção sobre o ambiente. A experiência contribuiu para um aprendizado mais significativo ao conectar teoria e prática, despertar o olhar crítico e reforçar a importância do espaço escolar como recurso educativo. O trabalho também evidencia desafios enfrentados nas saídas de campo, como limitações logísticas, necessidade de linguagem acessível e integração com a realidade dos alunos. Diante disso, destaca-se a necessidade de uma abordagem e planejamento pedagógico mais aprofundado, que amplie a compreensão crítica dos serviços ecossistêmicos e ultrapasse barreiras logísticas. Uma aula de campo bem estruturada contribui para a valorização desses serviços, promovendo a conservação da biodiversidade e um desenvolvimento sustentável que equilibre a relação entre sociedade e meio ambiente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65251
Aparece nas coleções:(TCC) - Geografia (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
parte final 1_merged.pdf15,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons