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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65258
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Título: | Conhecimento tradicional e conhecimento científico: pontos de partida e pontos de chegada a partir do conhecimento tradicional indígena da comunidade Xukuru do Ororubá. |
Autor(es): | ALVES, Elen Gabriele Guimaraes |
Palavras-chave: | Conhecimento científico; Conhecimento tradicional; Ensino de Ciências; Povo Xukuru do Ororubá |
Data do documento: | 13-Ago-2025 |
Citação: | ALVES, Elen Gabriele Guimarães. Conhecimento tradicional e conhecimento científico: Pontos de partida e pontos de chegada a partir do conhecimento tradicional indígena da comunidade Xukuru do Ororubá. |
Abstract: | Esta pesquisa inscreve-se no campo de debate sobre a marginalização dos saberes tradicionais das comunidades indígenas e o impasse na construção de pontes entre diferentes sistemas de conhecimentos. Nesse sentido, objetivou-se analisar os diálogos estabelecidos entre os conhecimentos tradicionais e os conhecimentos científicos no processo de ensino-aprendizagem de Ciências na Educação Escolar Indígena. Para tanto, identificamos a partir dos discursos curriculares dos professores indígenas, as concepções dos conhecimentos tradicionais e o conhecimento científico, bem como, o lugar destes conhecimentos em suas práticas e os diálogos estabelecidos entres os saberes tradicionais e os conhecimentos científicos no Ensino de Ciências. Dialogamos teoricamente com Souza (2019), Sobreira e Silva (2014) e Nascimento e Medeiros (2019) que tratam de marcadores históricos sobre o conhecimento tradicional e científico. A partir de Mainardes (2006) discutimos os contextos de influência sobre os currículos do Ensino de Ciências e com Orlandi (2020) nos ancoramos para analisar discursivamente os dados desta pesquisa, dados estes construídos a partir de entrevistas semi-estruturadas. Com isso, evidenciou-se as influências da BNCC sobre o currículo específico e diferenciado, assim como explicitou-se, nos discursos docentes, a resistência da educação escolar indígena no âmbito do ensino de ciências frente às prescrições da BNCC. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65258 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - Licenciatura |
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