Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65263

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Clécio José de Lacerda-
dc.contributor.authorCOSTA, Ravy Franca-
dc.date.accessioned2025-08-21T14:29:39Z-
dc.date.available2025-08-21T14:29:39Z-
dc.date.issued2025-08-11-
dc.date.submitted2025-08-18-
dc.identifier.citationCosta, Ravy França. Abordagem colaborativa na criação de ilustrações para capas de livros de autores dentro do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65263-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver ilustrações para capas de livros em colaboração com os próprios autores, que são adolescentes dentro do espectro autista, estudantes do ensino fundamental no município de Jacobina. Para alcançar esse objetivo, busca-se tornar os autores participantes também do processo criativo, garantindo que não seja apenas uma intervenção exterior e arbitrária nas produções deles. Com base na compreensão de que, mais do que representar visualmente essas obras, é essencial construir um processo criativo conjunto, que valorize o protagonismo dos autores e reconheça a neurodivergência como uma característica que influencia formas distintas de expressão, comunicação e imaginação. Nesse contexto, adota-se a abordagem do Design Colaborativo de modo a dialogar com indivíduos que estão distantes da atividade do design editorial, inserindo-os como sujeitos ativos desse processo e atribuindo ao designer o papel de facilitador, ao promover a autonomia, acessibilidade e protagonismo dos autores.pt_BR
dc.format.extent50p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectDesign colaborativopt_BR
dc.subjectEspectro autistapt_BR
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleAbordagem colaborativa na criação de ilustrações para capas de livros de autores dentro do espectro autista.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coLima, Vicinete França-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4420335629311625pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8733743114539086pt_BR
dc.description.abstractxThis work aims to develop book cover illustrations in collaboration with the authors themselves, who are adolescents on the autistic spectrum attending elementary school in the municipality of Jacobina. To achieve this goal, the project seeks to involve the authors directly in the creative process, ensuring that the illustrations are not the result of an external and arbitrary intervention. Based on the understanding that, more than visually representing these works, it is essential to build a shared creative process, this approach values the authors' protagonism and recognizes neurodivergence as a characteristic that influences unique forms of expression, communication, and imagination. Within this context, the project adopts a Collaborative Design approach, engaging individuals who are usually distant from editorial design practices and incorporating them as active agents in the process while the designer’s role becomes that of a facilitator, promoting autonomy, accessibility, and authorship.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: (CAA-ND): TCC - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TCC RAVY FRANÇA COSTA.pdf54,74 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons