Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65263
Compartilhe esta página
Título: | Abordagem colaborativa na criação de ilustrações para capas de livros de autores dentro do espectro autista. |
Autor(es): | COSTA, Ravy Franca |
Palavras-chave: | Design colaborativo; Espectro autista; Ilustração; Educação |
Data do documento: | 11-Ago-2025 |
Citação: | Costa, Ravy França. Abordagem colaborativa na criação de ilustrações para capas de livros de autores dentro do espectro autista. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Design), Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2025. |
Abstract: | Este trabalho tem como objetivo desenvolver ilustrações para capas de livros em colaboração com os próprios autores, que são adolescentes dentro do espectro autista, estudantes do ensino fundamental no município de Jacobina. Para alcançar esse objetivo, busca-se tornar os autores participantes também do processo criativo, garantindo que não seja apenas uma intervenção exterior e arbitrária nas produções deles. Com base na compreensão de que, mais do que representar visualmente essas obras, é essencial construir um processo criativo conjunto, que valorize o protagonismo dos autores e reconheça a neurodivergência como uma característica que influencia formas distintas de expressão, comunicação e imaginação. Nesse contexto, adota-se a abordagem do Design Colaborativo de modo a dialogar com indivíduos que estão distantes da atividade do design editorial, inserindo-os como sujeitos ativos desse processo e atribuindo ao designer o papel de facilitador, ao promover a autonomia, acessibilidade e protagonismo dos autores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/65263 |
Aparece nas coleções: | (CAA-ND): TCC - Design |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RAVY FRANÇA COSTA.pdf | 54,74 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons